Boutique de Ricardo Figueira ressalta o conceito de design de novas possibilidades, integrando estratégia, criatividade e inovação
Alicerçada no conceito de design de novas possibilidades, que integra estratégia, criatividade e inovação a “tudo que tenha potencial funcional, emocional e cultural num negócio”, a Figtree detalha para o mercado as suas quatro novas vertentes de serviços: design de experiência; comunicação; branding e art expression.
Especialista em estratégia, criatividade e inovação de forma interdisciplinar e integrada, a empresa de Ricardo Figueira (CCO e cofundador da Figtree) prefere não se rotular como uma agência.
“Desde 2018, com o nascimento da Figtree, decidimos atender clientes que possuem a caneta e a vontade para acabar com as dores ou endereçar as ambições das empresas independentemente se elas são do marketing, da inovação, do relacionamento com o cliente, da tecnologia ou do conselho. Hoje decidimos comunicar ao mercado os nossos serviços baseados em diferentes portas de entradas para que as empresas possam acessar a nossas expertises de forma não excludente à sua dor ou à sua ambição”, ressalta Figueira.
Entre os cases da Figtree, o executivo destaca a criação, junto com o Bradesco, da estratégia de Bia, a inteligência artificial do banco, além do desenvolvimento do novo business de saúde chamado Awake do Grupo DNA Capital.
Sobre design de experiência, o executivo explica que “nesses tempos de grande comoditização em todos os segmentos o que diferencia as empresas não é mais o que elas fazem, ou o que elas dizem, mas a experiência que os seus produtos, serviços e atendimentos geram”.
Na visão da Figtree, o CX (customer experience) é fundamental, mas é apenas uma parte do iceberg que demanda a sensibilização das empresas no tratamento das necessidades em escala. “Já a inteligência de experiência usada no mundo do luxo cria empatia de valores e afinidades que transcendem segmentações, mas abraçam identidades e sobretudo a exclusividade. O design de experiência na Figtree trata a experiência de uma ponta a outra como Life Experience (LX), uma visão completa da experiência que vai da inteligência de varejo com escala até a exclusividade, e inclui CX, UX, UI, AI e todas as especialidades relacionadas direta ou indiretamente.”
Para Figueira, a experiência de marca se tornou o maior influenciador da preferência das pessoas, hackeando inclusive a tradicional lógica de preço.
Já na vertente comunicação, a Figtree reforça a necessidade da construção de contextos favoráveis para as marcas. “O mundo da comunicação está novamente passando por uma grande transformação não alardeada. Porém, dessa vez, não se trata só de um novo padrão midiático, pois não existem mais padrões ou verdades atemporais e, sim, a necessidade de uma inteligência cíclica na construção de contextos favoráveis, até porque a melhor mídia que existe é um bom contexto, seja ele pago ou não”, diz o executivo.
Leia a matéria completa na edição do propmark de 26 de fevereiro de 2024