O volume de negócios gerados neste ano pelas produtoras de comerciais brasileiras durante o Festival Internacional de Publicidade de Cannes (realizado de 21 a 27 de junho) diminuiu. Segundo Paulo Henrique Miranda, gerente do projeto FilmBrazil, iniciativa que une a Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a Apro (Associação Brasileira das Produtoras de Audiovisual) – e que exigiu investimento conjunto de R$ 1 milhão – foram contabilizados em 2009 um total de US$ 1,3 milhão contra US$ 1,8 milhão em 2008.
“A queda reflete as incertezas estimuladas no mercado por conta da crise econômica”, explicou PH, acrescentando que também diminuíram as expectativas para as negociações futuras de produção e locação de trabalhos audiovisuais. Em 2008 a estimativa do trade de produção era realizar um volume de US$ 17 milhões, mas o número subiu para US$ 19 milhões. Já em 2009, a previsão da FilmBrazil é de apenas US$ 6 milhões.
No entanto, o número de contatos diretos entre as produtoras brasileiras e as empresas internacionais, realizados durante o festival, aumentou. “Registramos este ano um crescimento de 614, em 2008, para 633 negociações imediatas. Apesar da queda na presença de delegados no evento, os contatos realizados foram mais valiosos e representativos”, disse PH.
O executivo também destacou as presenças de Espanha e Portugal que, segundo ele, despontaram como dois dos países que mais geraram negociações imediatas com a produção brasileira. “Sempre focamos países como Estados Unidos, Inglaterra, França e Alemanha. Mas na última edição do festival, Espanha e Portugal obtiveram destaque”, explica Miranda.
Para justificar o posicionamento da Espanha, o gerente do FilmBrazil conta que foi organizado no país, em 2008, o evento Talento Brasil – feito em parceria com a Apex – com a finalidade de mostrar o trabalho da produção brasileira na região. “A ação foi feita justamente para render bons impactos no festival de Cannes em 2009”, explica.
Apesar das produtoras brasileiras terem dminuído em cerca de 60% o número de inscrições de delegados no Cannes 2009, o lounge do FilmBrazil recebeu 28 de suas 54 empresas associadas, dado que segundo PH supera o número de produtoras que visitaram o espaço em 2008. “Inovamos ao estruturar o lounge na praia onde fica o Palais du Festivals. No ano passado, somente 25 associados estiveram no local”, diz Miranda, acrescentando que o lounge contou com uma média de 180 visitas por dia ao longo do festival.
Novidades
A FilmBrazil realizará em São Paulo, no dia 13 de outubro – em parceria com a Apex – evento que, segundo Miranda, terá a mesma proposta da iniciativa organizada pelo projeto em fevereiro deste ano. O evento tem como objetivo estreitar o contato das produtoras brasileiras com importantes nomes de agências e produtoras internacionais. “O processo pode proporcionar negociações decisivas com as empresas brasileiras do nosso setor”, enfatiza.
por Juliana Welling