A General Motors deve lançar nesta quarta-feira (03) comercial que detalha como será a “nova GM”, após o anúncio de concordata oficializado nesta segunda-feira (02). O filme, de 60″, já está disponivel em sites como YouTube e Facebook.

“Vamos ser completamente honestos: nenhuma empresa quer passar por isso”, diz o filme, criado pela Deutsch de Los Angeles. “Mas nós não estamos testemunhando o fim do carro americano; estamos passando pelo renascimento do carro americano. A General Motors precisa começar para se tornar mais forte. Houve um tempo em que oito marcas diferentes faziam sentido. Mas não é mais assim. Houve um tempo em que nossa estrutura de custos poderia ser competitiva em qualquer lugar do mundo. Não mais. A reinvenção é o único caminho para consertarmos isso, e é o que faremos”.

O comercial diz ainda que a nova GM terá menos modelos, só que mais eficientes. Nos 60″ do filme são usados clichês como:  “mais enxuta, mais verde, mais rápido, mais inteligente” e “Isso não significa sair do mercado; mas sim ir ao ponto”.

O filme será veiculado em diversas redes nacionais de televisão e terá versão para rádio e anúncios em jornais. No final do comercial, as pessoas são direcionadas a um novo site GM Reinvention, que inclui o blog FastLane.

O presidente da empresa Fritz Henderson disse que uma parte-chave da nova GM é a transparência com os clientes. Para isso, ele e outros líderes da empresa farão uma série de chats ao vivo na web, sendo o primeiro marcado para o dia 4 de junho.

Outra questão polêmica é que o comercial foi criado pela Deutsch, que atendia a marca Saturn, ao invés da McCann Erickson, responsável por anos pela publicidade corporativa. A McCann está cuidando dos anúncios impressos dessa campanha, resumida como uma “carta simples e aberta” aos consumidores e clientes.

Em seu comunicado para abertura de concordata, a GM citou as holdings Publicis Groupe e Interpublic entre os credores mais inseguros, para quem deve US$ 170 milhões ao todo.

As informações são do Advertising Age.