Existem claras discordâncias e mal-entendidos na relação entre agências e anunciantes, mostra relatório da FindGood, que ouviu quase 500 marcas e 500 agências no Reino Unido. De acordo com o estudo, 26% dos anunciantes alegam que sempre dão feedback em concorrências entre agências, enquanto que apenas 1% das agências dizem que obtém resposta. Também só 9% das agências reportam que o budget está no brief, enquanto quase metade dos clientes (48%) afirma que sempre incluem esta informação.
Outra avaliação feita é que durante a concorrência, os clientes (37% deles) têm uma expectativa alta em conhecer a equipe que pode vir a trabalhar junto. No entanto, apenas 5% das agências enviam seus times. A FindGood destaca que essa decisão pode atrasar o processo. Também uma larga porcentagem das agências não participa de concorrências o quanto os anunciantes gostariam, o que demonstra que elas estão mais seletivas.
“Quando há um abismo na comunicação e ações, também há um abismo no entendimento, o que não ajuda a ninguém. Uma longa e produtiva relação entre agências e anunciantes é o padrão de ouro e isso deve começar já numa concorrência saudável”, diz Annabelle Bates, managing director of FindGood.