Lá atrás, a Samba surgiu para vender joguinhos para celular. Na época, ninguém fazia isso e essa era, sim, uma tendência. O tempo passou, o mercado saturou e busquei um outro negócio que pudesse investir. Os vídeos online ainda estavam engatinhando e a lacuna estava pronta para ser preenchida. Deu certo na época e hoje, a Samba Tech é a maior plataforma de vídeos online da América Latina e é responsável por hospedar e distribuir o conteúdo de grandes produtores, grupos de mídia e instituições de ensino.

Mas, em 2008, vídeos online não faziam tanto sucesso e eu tinha o desafio de mostrar para as pessoas que elas seriam tendência em pouco tempo. Aos poucos, o mercado foi moldando e, atualmente, as pessoas têm focado em aprimorar esse segmento. Um exemplo disso são as plataformas profissionais de vídeo, que permitem que o produtor tenha acesso a informações valiosas sobre audiência e dados de consumo.

Um outro segmento que apresentou várias tendências (também relacionadas a vídeos online) lá atrás e que hoje é prática constante é o da educação. Em 2007, por exemplo, nove instituições de ensino ofereciam 18 cursos de educação à distância, enquanto hoje, 317 faculdades disponibilizam 2.070 cursos regulamentados pelo MEC. É bem provável que, no início, várias instituições não viam potencial neste modelo e agora, quem não se adapta a essa nova realidade tem grandes chances de ficar para trás.

Mas, essas duas tendências que acabei de levantar – a dos vídeos e a da educação – têm uma coisa em comum: mercado. O mundo estava mudando, as pessoas mudaram a forma de consumir conteúdo e com rotinas cada vez mais aceleradas. Assistir a alguma série ou filme ou até mesmo estudar, eram ações que precisava ficar mais acessíveis e, por isso, essa se tornou uma demanda latente.

Muitos empreendedores caem no erro de investir em uma tendência com prazo de validade e, muitas vezes, apostam tudo nela. É preciso entender realmente a demanda pelo produto e pensar, sempre, no longo prazo: daqui dois, três ou cinco anos, meu negócio ainda será sustentável? É claro que existem diversos fatores que podem contribuir para o resultado de um plano de negócios no longo prazo e, em alguns momentos, há fatores externos ao negócio e que estão fora das nossas mãos.

Mas, o fato é que: as tendências estão por todo lado e é preciso acompanhá-las, mesmo que de longe, e antecipar-se a elas. Por isso, não deixe de estudar o mercado que seu negócio está inserido e avalie sempre todas as transformações. O segmento de vídeos online passou por mudanças e a Samba se adaptou a elas. Hoje, aprimoramos a nossa plataforma para que ela se tornasse mais simples e mais acessível aos pequenos produtores para que eles, também, pudessem navegar pela tendência dos vídeos online.

A comunicação, o marketing e a publicidade estão cheios de tendências por aí e existem diversos eventos que ajudam os profissionais desta área a acompanhar as novidades. Um exemplo é o Festival de Cannes. A moda, então, é dominada por tendências que vêm e voltam e são expostas em grandes temporadas de desfiles. Para acompanhar as tendências da tecnologia, existem diversos eventos que reúnem tudo o que há de mais novo.

Fique de olho no que está mudando e acompanhe o que é tendência. Ora ela passa, ora ela vem para ficar.

Gustavo Caetano é CEO da Samba Tech