Após três anos na direção geral da unidade da Y&R em São Caetano, na Grande São Paulo, exclusiva para atendimento publicitário à Globex, divisão do grupo Pão de Açúcar de produtos eletroeletrônicos e artigos de mobiliário através das marcas de varejo Casas Bahia e Ponto Frio, a executiva Flávia Altheman deixa a função e parte para o outro lado do balcão. Ela está sendo anunciada como nova diretora de marketing da Globex. Ela vai substituir Raphael Klein, da família fundadora das Casas Bahia, que após a fusão da empresa com o Pão de Açúcar há cerca de um ano estava acumulando o marketing e a direção executiva da nova operação.
Na Y&R, Flávia será substituída por Ricardo Papp que vai se reportar diretamente ao presidente Marcos Quintela. Ele vai dividir a direção geral da agência com a direção de criação. A verba de publicidade da Globex é de aproximadamente 3% do seu faturamento anual, cerca de R$ 650 milhões em 2010. O valor bruto, sem descontos e negociações com os veículos de comunicação, é de aproximadamentre R$ 3 bilhões de acordo com medição do instituto Ibope Monitor com base nos preços de tabela. Por esse raciocínio é o maior anunciante do País. O valor, porém, não inclui os investimentos consolidados na produção dos comerciais, que envolve uma média de seis mil claquetes por ano sob a coordenação da CB Filmes, produtora que integra a holding Etc… do empresário e diretor João Daniel Thikomitoff.
Flávia terá a missão de consolidar as estratégias das Casas Bahia e Ponto Frio. Antes concorrentes, estão sob o mesmo guarda-chuva, mas cada marca terá personalidade própria. O Ponto Frio ficará com a responsabilidade de interagir com as classes A/B rede que passará a ter PDVs com store planning diferenciado sobretudo em shopping centers. A primeira loja nessa direção foi inaugurada no dia 20 de dezembro passado no shopping Rio Sul, no Rio de Janeiro. Com cerca de mil m² foi construída sob o novo formato “conceito”, com espaço para “degustação e experimentação de produtos como iPads, celulares e computadores com acesso à internet, inclusive com rede Wireless para os clientes”.
As Casas Bahia ficam com as lojas de rua destinadas às classes C/D/E, seu core business natural e que lhe garantiu lugar entre os fenômenos mercadógicos do Pais nos últimos anos, afinal seu crescimento foi alavancado com base no tripé preço, prazo e crédito próprio às classes mais populares.
Ricardo Papp comenta sua promoção: “Os desafios são muitos, já que a estrutura da Y&R de São Caetano atende dois gigantes do varejo. A demanda é enorme, mas contamos com uma equipe coesa e de alto profissionalismo montada pela Flávia durante a sua gestão. Quero contribuir para que a estrutura continue atendento as espectativas e colaborando com os resultados do cliente. Além disso, garantir a qualidade e eficiência desse modelo e solidificar ainda mais essa parceria com o marketing da Globex. Vamos continuar planejando, criando e executando as ações de comunicação das redes Casas Bahia e Ponto Frio sempre em parceria com o marketing da Globex. O objetivo da Young é inovar em nossas sugestões e responder com eficiência a todos os briefings, contribuindo diariamente para o resultado da empresa”, disse Papp através de comunicado.
por Paulo Macedo