É claro para todo mundo que a pandemia provocou a mudança de eixo da grande maioria, seja nos hábitos ou na maneira de se relacionar com o mundo. E os anunciantes estão atentos à alteração desse comportamento. Enquanto algumas marcas estagnaram ou até sofreram retração nas vendas, outras deram de braçada em função do momento.

Os produtos de limpeza e desinfetantes, por exemplo, devem figurar nas primeiras posições do ranking dos mais vendidos. A necessidade de manter tudo higienizado fez o consumo disparar. João Gandolfi, head de marketing e trade de home care da Flora, dona da Minuano, fala que observou uma mudança significativa nos hábitos de consumo, e isso se refletiu no desempenho do setor. “Com o aumento da procura por produtos com propriedades desinfetantes, a indústria de produtos de limpeza teve de trabalhar para atender a essa demanda”, revela.

João Gandolfi (Divulgação)

Segundo ele, dados do Monitor apontam que as vendas desses itens cresceram 8,5% no país em 2020, em relação ao ano anterior. Globalmente é um setor que deverá se manter em alta nos próximos anos, segundo o relatório Mercado de Produtos de Limpeza Doméstica 2021-2028, da Fortune Business Insights. “O Brasil deve ultrapassar Alemanha e Índia, com crescimento de 18% nas vendas até 2025 quando o assunto é produtos de limpeza (Euromonitor)”, afirma Gandolfi, acrescentando: “Aqui na Flora, registramos – em 2020 – um salto de 15% na receita, em relação a 2019, e as vendas de desinfetantes cresceram mais de 30%”. Ele fala que tem pesquisas junto aos consumidores que apontam que cuidados com higiene da casa devem permanecer. “O consumidor entendeu que intensificar o cuidado, seja da casa, das roupas ou de si próprio, é algo benéfico e, portanto, que veio para ficar”, argumenta.

Para ele, o setor de limpeza vai continuar em uma curva de crescimento. “Essa visão de médio e longo prazo fez Minuano, por exemplo, lançar quase 20 produtos nos últimos dois anos, e boa parte dessas novidades possuem propriedades desinfetantes e bactericidas, tão valorizadas para o home care”, conta.

Entre os produtos lançados para combater o coronavírus, ele afirma que a empresa apostou em desinfetantes do tipo aerossol e nos multiusos antibac, que possuem eficácia comprovada contra o coronavírus e facilitam a limpeza e a desinfecção de diversos objetos e superfícies. “Esses produtos, além de facilitarem as rotinas de limpeza da casa, também entregam perfumação e proteção, o que significa praticidade e economia para o consumidor. De um modo geral, nossas pesquisas apontaram que produtos que oferecem multibenefícios seguirão ganhando espaço nas gôndolas e na cesta de compra dos consumidores”, conta.

Em 2020, conforme Gandolfi, respondendo à demanda por itens com propriedades bactericidas e desinfetantes, a marca lançou oito produtos com foco em limpeza e desinfecção de superfícies, com destaque para a linha de álcool 70 e multiusos antibac, que também possuem eficácia comprovada contra o vírus da Covid-19. Já em 2021 Minuano apresentou outras 12 novidades, como os desinfetantes aerossóis, novas volumetrias das embalagens econômicas de sabão em pó e o detergente com tecnologia micelar, além do relançamento da linha de detergentes lava-louças.

No período da pandemia a Minuano fez parceria com a Mobly, que, segundo o head de marketing, faz parte da “celebração dos nossos 35 anos”. “Demonstrar a eficácia de Minuano para os consumidores de Mobly, referência em móveis e decoração, é superimportante porque estamos falando de pessoas que estão atentas à decoração e ao conforto da casa”.

Sobre a estratégia de mídia, Gandolfi fala que é preciso usar duas frentes de comunicação, “quando se fala de uma categoria de bens de consumo com inovação constante”. “Cada meio tem a sua característica, mas todas convergem para o mesmo propósito, que é de apresentação dos features dos produtos e criação de vínculo emocional com a marca”. Ele vê eficácia, por exemplo, nas ações de branded content com a Eliana, no SBT, “porque é a maneira de trazer o produto para o dia a dia do consumidor, de forma mais lúdica”.

“Estamos há dois anos com a apresentadora num mini-reality Minha Mulher que Manda, no qual os maridos devem executar trabalhos domésticos, seguindo a orientação das mulheres. Neste ano, além de continuar com o game-show, a Minuano exibiu seus produtos em um novo quadro, em que os participantes do programa competem para ver quem consegue lavar louça no menor tempo possível”. Gandolfi também revela que a marca está na TV e nas plataformas digitais com a campanha Minuano, Eficiência que Resolve. Para ele, as redes sociais são ferramentas de contato mais direto com o público.