Ao longo desta semana, o Flow Podcast, um dos maiores e mais populares do país, acabou envolvido em polêmicas nas redes sociais após posts de Monark, um dos anfitriões do programa.

Pelo Twitter, Monark abordou pontos sobre liberdade de expressão para falar das diferenças entre pensamentos e ações. Após escrever que ‘é a ação que faz o crime e não a opinião”, o apresentador foi respondido por um advogado e fez um questionamento que acabou gerando a polêmica. “Ter uma opinião racista é crime?”, escreveu.

Com a repercussão negativa, ele fez outros comentários para defender seu ponto de vista sobre liberdade de expressão como “Querem criminalizar o pensamento. Muito perigoso isso. Autoritarismo começa assim.”

Nos últimos três dias, as declarações do influenciador repercutiram não somente entre seguidores e usuários do Twitter como em outras redes como o LinkedIn e também entre profissionais da comunicação e da publicidade. É possível ver diversos comentários, replies e posts questionando qual o posicionamento dos patrocinadores do programa sobre o tema.

Duas marcas decidiram encerrar as colaborações com o Flow. Na quarta-feira (27), a Trybe, que patrocinou alguns programas e mantinha uma relação mais pontual, explicou em um post que não compactua com declarações de “cunho homofóbico, racista ou que propague e normalize discursos de ódio”.

Nesta sexta (29), o iFood, a marca mais citada na repercussão das declarações, também informou o encerramento da parceria, após analisar o caso profundamente ao longo dos últimos dias.

Em nota ao PROPMARK, o iFood explicou a decisão. “O propósito do iFood é alimentar o futuro do mundo promovendo mudanças e impactando positivamente a sociedade, por isso estamos encerrando nosso patrocínio ao Flow. Acreditamos que não é mais possível ser parte de uma sociedade desigual, por isso repudiamos qualquer tipo de preconceito ou ato de discriminação. A empresa assumiu compromisso público de ser protagonista na promoção de mudanças urgentes que favoreçam a  diversidade e a inclusão”, diz o texto.

A relação era temporária e comercial focada apenas em mídia. Ainda no comunicado, a empresa afirma que segue firme nesse propósito “e vai continuar promovendo ações (internas e externas), incentivando a mudança de comportamentos e se posicionando diante de situações que vão contra todo o propósito de diversidade e inclusão da companhia”.

Também nesta sexta, pelo Twitter, o apresentador se defendeu das acusações dizendo que sua defesa da liberdade de expressão foi “interpretada” da maneira errada.