O país teve apenas um Leão de bronze na área Film Lions do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions deste ano. O trabalho vencedor foi “Tudo em preto & branco”, criação da F/Nazca Saatchi & Saatchi para seu cliente Leica Gallery São Paulo. Com esse mesmo anunciante a agência conquistou o primeiro Grand Prix do Brasil nesta competição há dois anos com o comercial “100”.
Esse trabalho faz uma reflexão sobre as cores imaginárias para apresentar a câmara digital M-Monochrom idealizada pela tradicional marca alemã de máquinas fotográficas para registrar apenas imagens em preto e branco. “No mundo colorido, não há espaço para o sonho ou devaneio. As cores mandam, os olhos obedecem”, ouve-se no início da locução do comercial, que traz o conceito “Liberte-se das cores”.
Os jurados concederam o Grand Prix para o filme “We’re the superhumans”, criado pela house agency do Channel 4, da Inglaterra, a 4Creative, para promover sua programação dedicada à cobertura aos jogos paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016. A produção foi feita conduzida pela Blink Productions, de Londres. Esse filme, por assim dizer, humaniza pessoas com deficiência física ao mostrá-las exibindo suas habilidades.
“Uma campanha bold, ousada, corajosa, disruptiva, original, emocionante, feliz e sem preconceitos, além de ter um craft memorável”, adjetivou Pete Favat, CCO da Deutch/North America, dos Estados Unidos, que presidiu o júri do Film Lions. Foram concedidos 13 Leões de ouro, entre os quais para “5 year plan”, da Wieden+Keneddy norte-americana para seu cliente Old Spice, “The truth is hard to find denton, da Droga5 de Nova York para o jornal The New York Times, e “Beyond Money”, da MRM/McCann, de Madri, para o Banco Santander, criação do brasileiro Miguel Bemfica, CCO da agência.
O representante brasileiro nessa área do Cannes Lions foi Erh Ray, co-CEO e CCO da Betc. O Brasil chegou à final com sete comerciais.