O Prêmio Folha Top of Mind 2011, realizado pelo Instituto de Pesquisa Datafolha para o jornal Folha de S.Paulo, apresenta, na próxima terça-feira (25), durante evento promovido no HSBC Brasil, em São Paulo, as marcas mais lembradas pelo consumidor brasileiro.

A premiação, criada em 1991, é resultado de um levantamento anual feito por amostragem com o conjunto da população adulta de 162 municípios. No total, foram realizadas 5.209 entrevistas, divididas em amostras com homens e mulheres, com idade igual ou superior a 16 anos e de diferentes regiões, níveis sociais e escolaridades.

Atualmente, são pesquisadas 40 categorias de produtos e serviços: Adoçante; Aparelho de Telefone Celular; Aparelho de Barbear; Aparelho de TV; Aspirador de Pó; Agência de viagem; Pasta de Dente; Banco; Pilha; Biscoito; Plano de saúde; Carro; Pneu; Cartão de crédito; Poupança; Cerveja; Protetor Solar; Chocolate; Refrigerante; Combustível; Sabão em pó; Desodorante; Sabonete; Fogão; Seguro; Fralda Descartável; Shampoo; Geladeira; Sorvete; Lavadora de Roupa; Supermercado; Leite; Tinta de cabelo; Loja de Móveis e Eletrodomésticos; Tinta de Parede; Maionese; Margarina; Notebook; Operadoras de Celular; e Operadoras de Internet Banda Larga. Três delas estreiam nesta edição: Agência de Viagem, Operadora de Banda de Larga de Internet e Tintura de Cabelo.

O levantamento também conta com cinco categorias especiais: Top do Top (marca mais lembrada pelo consumidor, independentemente da categoria), Top Preservação do Meio Ambiente (marca mais lembrada por sua atuação na preservação do meio ambiente), Top Performance (marca que mais se destacou em relação ao último ano), Top Feminino (marca mais lembrada pelas mulheres) e Top Masculino (marca mais lembrada pelos homens). A pergunta inicial feita pelos pesquisadores é “Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça?”, seguida de questões voltadas a cada categoria, como “Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça quando se fala em cerveja?” e “E quais outras marcas de cerveja você se lembra?”.

A pesquisa permite o cruzamento de todos os dados e variáveis do levantamento. “Por meio de nosso software é possível, por exemplo, identificar os bancos mais citados entre as mulheres do Sul que mencionam determinada marca de cartão de crédito ou as marcas mais lembradas de refrigerante e cerveja entre os homens do Nordeste que frequentam supermercados duas vezes no mês”, explica Mauro Paulino, diretor geral do Datafolha.