Food tech brasileira de produtos plant-based, a 100 Foods acaba de lançar uma linha de empanados feita de plantas que imitam a proteína animal usando a ousadia na comunicação para “driblar” o fato de que Nuggets no Brasil é uma marca registrada. Para isso, a startup misturou símbolos e letras na embalagem para chamar a atenção do consumidor e, ao mesmo, tempo remeter à categoria do alimento. Resultado: NU%#&TS.
“A gente quis brincar com a semiótica, uma vez que utilizamos os símbolos para chamar a atenção do consumidor no ponto de venda e também serve como manifesto, porque o Brasil é o único lugar do mundo em que o nome Nuggets é registrado, o que deveria ser uma categoria de produto”, conta Paulo Ibri, fundador da 100 Foods.
Com uma pegada irreverente, a comunicação da marca é 100% in house e digital. “A gente se posiciona de uma forma mais ousada, como uma alternativa para as grandes indústrias de alimentos, que por muito tempo monopolizaram o mercado. Infelizmente, no Brasil, havia poucas escolhas de alimentos voltados para a saudabilidade nos supermercados. Isso vem crescendo cada vez mais com algumas startups e novas iniciativas, mas a nossa ideia é ser um movimento antagônico”, explica Ibri, que foi executivo da Red Bull.
O crescimento do mercado de comidas feitas à base de plantas é exponencial. Previsões mostram que nos próximos quatros anos o setor deve faturar US$ 25 bilhões, somente nos Estados Unidos. O crescimento de pessoas que se identificam como veganas nos EUA foi de 600% nos três últimos anos, enquanto no Reino Unido foi de 350%. Na Austrália, já são 2,5 milhões de pessoas que seguem uma dieta plant-based.
De olho no avanço desse mercado, a 100 Foods foi criada há cerca de três anos com o conceito de levar saudabilidade, praticidade e sabor para os alimentos. Tendo a linha de maionese como carro-chefe, a startup já vendeu 200 mil potes do produto.
“A gente lançou a empresa dentro da categoria de molhos e temperos, com ketchup, mostarda e barbecue. São os únicos produtos 100% naturais do Brasil, zero caloria, zero sódio e zero açúcar, sem conservantes. Por essência, todos os nossos produtos são veganos, além disso, trouxemos a categoria de temperos 100% naturais e zero sódio. E, no fim de 2019, lançamos a nossa linha de maioneses, que atualmente é o nosso carro-chefe. Temos uma linha feita de ervilhas e também a de avocado, única maionese feita com óleo de abacate no Brasil. E neste início de ano, efetivamente, lançamos os congelados que imitam a proteína animal, com os empanados”, detalha.
O público-alvo da 100 Foods é o flexitariano. “Na América Latina, 90% do consumo de alimentos à base de plantas são de pessoas que buscam a saudabilidade e não o veganismo. Chamamos esse público de flexitariano. São pessoas que estão reduzindo o conteúdo de proteína animal, mas ainda não chegaram a cortar por completo. Claro que a gente atende os veganos e se comunica muito bem com eles, mas o nosso principal foco é o consumidor flexitariano, que é onde está a maior base de consumo”.
Com foco no B2B, os produtos da 100 Foods podem ser encontrados em supermercados como St Marche, Oba, Natural da Terra e Mambo, além do e-commerce da marca, que afirma ter crescido três vezes em faturamento em 2020 e prevê crescer sete vezes em 2021, com expansão para América Latina.