Representantes de 37 entidades ligadas à comunicação do marketing, compareceram à reunião do ForCom (Fórum Permanente da Indústria da Comunicação), que se realizou no início da tarde desta terça-feira (9), nos salões do Transamérica Executive Faria Lima, em São Paulo.
A reunião foi a segunda da série proposta pela entidade, visando à realização em maio de 2012 do 5º Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação (em substituição aos eventos anteriores denominados Congressos Brasileiros de Propaganda e/ou Publicidade).
Dalton Pastore, presidente do ForCom, abriu a reunião, agradecendo a presença de todos e observando que o número de presente foi maior dos que compareceram à reunião anterior realizada para o mesmo fim.
Luiz Lara, aclamado presidente do 5º Congresso na reunião anterior, expôs em seguida os custos do 5º Congresso para cada participante pessoa física: R$ 3 mil para os inscritos domiciliados em São Paulo e R$ 1.900,00 para os de outros Estados e estudantes, estes com número limitado de inscrições (300 vagas). Lara acredita que o 5º Congresso terá 2.400 inscritos no total.
O presidente da Abap Nacional (Associação Brasileira das Agências de Publicidade) listou os temas e comissões do Congresso anterior, abrindo para os presentes proporem alterações ou modificações, além de acréscimos. A maioria concordou com o temário do 4º Congresso, com sugestões para um capítulo especial para a mídia digital, outro para a globalização da comunicação do marketing e diversas observações dos representantes das entidades de classe para o tema Liberdade de Expressão, que deverá ser constante nos congressos da Abap, enquanto perdurarem às ameaças a esse direito no Brasil.
Por unanimidade, os representantes elegeram os dias 14,15 e 15 de maio de 2012 com o período de realização do 5º Congresso. O evento será sediado no mesmo local do 4º Congresso: o WTC São Paulo, na capital Paulista.