Ana, Roberval, Juan, Carmen, Abílio e Luiz são personagens criados pela Ford para a nova fase da campanha publicitária do Fiesta. Eles fazem parte de um grupo de apoio fictício chamado “Exigentes ao Extremo”, formado por proprietários do carro que passaram a buscar a perfeição de diferentes formas. Em sintonia com a assinatura “Ford. Viva o Novo”, a agência JWT, responsável pela comunicação da empresa, desenvolveu, além dos comerciais, um website www.exigentesaoextremo.com.br onde o internauta pode interagir com os personagens, assistir a vídeos e testar seu nível de exigência em jogos online.

Junto com o website, a montadora, em parceria com a empresa de marketing promocional Aktuell e com a JWT, decidiu apostar no chamado buzz marketing (ações que são feitas em pontos diferenciados e que normalmente não são vistos como pontos de mídia). “No caso da Ford, as ações de buzz marketing são usos criativos e diferenciados de mídia – ou até de não mídia. Acontecem em lugares que originalmente não são considerados mídia, com um posto de gasolina, por exemplo. E possibilitam que o público vivencie o conceito da campanha, como se fosse protagonista do anúncio, um dos ‘exigentes’. Essa é a grande brincadeira”, diz Antonio Baltar, gerente geral de Marketing da Ford.

Com o mote “Chegou o Novo Fiesta. Seu nível de exigência vai subir”, essas ações são realizadas em quatro grandes capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Porto Alegre.