O poder das mídias sociais e a importância do marketing em tempos de crise irão nortear os debates do 6º Fórum de Marketing Empresarial, promovido pelo Lide (Grupo de Líderes Empresariais), presidido por João Doria; pela Editora Referência (por meio do jornal propmark e das revistas Marketing e Propaganda), liderada por Armando Ferrentini; e com curadoria do jornalista Adonis Alonso.
O encontro será realizado no Hotel Sofitel Jequitimar, no Guarujá, no litoral paulista, de 14 a 16 de agosto. Com uma intensa programação, as palestras pretendem movimentar o mercado brasileiro em busca de soluções e troca de experiências. Os temas serão apresentados para cerca de 300 líderes do setor, entre dirigentes empresariais e diretores dos maiores anunciantes do país, além de publicitários e líderes de veículos de comunicação.
Esse é o quarto ano em que o evento discute a crise, explica João Dória. Situações como a que o país atravessa agora são importantes para que os empresários exerçam sua criatividade e identifiquem novos nichos de mercado.
“Precisamos fazer um roteiro para sairmos vitoriosos da crise. O objetivo não é só exercitar o otimismo sem fundamento, mas exercer o positivismo com planejamento. A pior solução para uma crise é abandonar o seu poder de luta, encolher ou desistir de lutar. Por isso, usar inovação e criatividade, trocando experiências e encontrando soluções, vai deixar os negócios mais enxutos, eficientes, focados e produtivos”, destaca Doria.
O fórum irá reunir os principais CEOs e empresas de renome. Segundo Doria, é uma oportunidade de alinhar expectativas para perceber que os problemas são comuns e que os concorrentes também os estão enfrentando. “Você pode identificar no mercado soluções criativas que podem ser reproduzidas no seu negócio e, consequentemente, já sai de um encontro como este com bom legado e, ao mesmo tempo, com decisões mais amadurecidas”, afirma.
Legado
E por falar em legado, a Editora Referência, que edita, além das revistas Marketing e Propaganda, o jornal propmark, que completa 50 anos em 2015, apoia e promove o evento a partir do trabalho de seu líder, Armando Ferrentini. Segundo ele, onde o marketing estiver, a editora e suas publicações farão parte das discussões e eventos. “O fórum é a consagração dos nossos ideais, faz parte da nossa proposta de trabalho desde sempre. Ele tem disseminado, junto aos empresários e seus principais assessores, a força da ideologia do marketing. Em momentos de crise econômica como agora, isso tem que se fazer mais presente”, destaca.
Ferrentini reforça que a apresentação de cases vitoriosos, as palestras sobre o marketing e suas teorias, e até mesmo um certo academicismo que recai sobre o tema, não se completam sem os debates e as discussões que o fórum tem provocado. “É aí que surgem as respostas que todos esperamos. Como toda disciplina de mercado, não basta o como fazer. Há que se ter resultados, sempre que possível, do que está sendo feito.”
Tradição
O Lide tem a tradição de construir bons conteúdos e ajudar as empresas parceiras em suas decisões e planejamentos, explica Doria. “Há 14 anos ajudamos nossos filiados e empresas a encontrar soluções, associações, fusões e ações que ajudaram essas empresas a superar os momentos de crise econômica no país.”
O canal direto de comunicação entre os dirigentes, executivos e profissionais que atuam nos pilares da comunicação de marketing é a maior conquista do Fórum de Marketing ao longo dos anos, segundo Adonis Alonso. Para o mercado brasileiro, o evento será uma tribuna onde se levantam as questões mais sérias e atuais do mercado, afirma o jornalista. “Vamos apresentar inovações e cases responsáveis pelo incremento do negócio ou que se tornaram soluções para crises emergenciais em determinados setores.”
O Brasil, segundo Adonis, está acostumado a enfrentar crises e a criatividade nata do brasileiro sempre consegue encontrar atalhos, mesmo quando parece que todos os caminhos estão bloqueados. Os debates e discussões têm um tema central que aborda inovação, criatividade e ousadia como armas do marketing. “O comércio eletrônico, por exemplo, não para de crescer, assim como o marketing do bem melhora a imagem das empresas e aumenta suas receitas, e as novas formas de se comunicar com o consumidor onde ele decide a compra, ou seja, o ponto de venda.”