O Fórum de Marketing Empresarial, evento promovido pelo Lide – Grupo de Líderes Empresariais, presidido por João Doria Jr. –, e realizado pela Doria Associados e Editora Referência, que acontece entre os dias 13 e 15 de agosto, no Hotel Sofitel Guarujá Jequitimar, no Guarujá (SP), promete ser o maior evento no setor, reunindo grandes agências e anunciantes. “A expectativa é de reunir grandes líderes empresariais e da comunicação em torno do debate, do valor das marcas e do papel do consumidor e do marketing na definição das preferências por marcas, produtos e serviços”, diz João Doria Jr.

Paralelamente às atividades do Fórum, será realizado o Prêmio Lide de Marketing Empresarial que vai homenagear os 33 melhores cases do mercado em 11 categorias. Recebem os troféus as empresas e os dirigentes de marketing empresarial de maior destaque dos últimos 12 meses. No dia da premiação, ainda será revelado um destaque entre os 3 vencedores de cada categoria.

Grandes empresas estão confirmadas para o evento. Entre as participantes estão Nestlé, Casas Bahia, Credicard, Vivo, Fiat, Alpargatas, Banco Itaú, Itautec HSBC, Lincx, Grupo RBS, Unilever, Accenture, Coca-Cola, Correios, Citroën, CVC, Garoto, Walmart, Gocil, Grupo Facility, Mistral, Rede Record, Editora Globo, Editora Três, ESPM, Rádio Jovem Pam, TV+, Burti, Avis e Tetra Pak, Natura, Volkswagen e Terra. Já entre as agências com participação confirmada até a semana passada estão: Y&R, JWT, DPZ, DM9DDB, NBS, Fischer+Fala, Publicis, Leo Burnet entre outras. Está prevista a presença  de 200 dirigentes empresariais entre agências e anunciantes.

O evento terá uma diversificada programação de palestras com nomes de peso do marketing empresarial como Héctor Nuñez, presidente do Walmart, com a palestra “Sustentabilidade das Marcas e Direitos do Consumidor”; Ivan Zurita, presidente da Nestlé, sobre “O Valor das Marcas e o Respeito pelo Consumidor”; Michael Klein e Raphael Klein, presidente e vice-presidente de Casas Bahia, com o tema “Classes C e D – Os Grandes Consumidores do Brasil”; além de Stuart Hart, presidente Mundial (Sustentabilidade) da S.C. Johnson e professor da Cornell University, EUA, com o tema “Marcas Locais com Valores Globais”, e Cledorvino Belini, presidente da Fiat, que falará sobre “Marcas que Fascinam”.

De acordo com Doria, o objetivo do evento é destacar a importância do marketing na reestruturação das estratégias das empresas. “Os temas dos conferencistas que estarão no fórum dão a dimensão da importância deste evento”, comenta. “Marcas podem construir ou destruir conceitos e valores de empresas. Nós vamos discutir neste Fórum como tornar marcas construtoras de imagem, posicionamento e resultados. E isto começa por respeitar o consumidor”, acrescenta.

Prêmio Lide

Adonis Alonso, coordenador do Prêmio Lide de Marketing Empresarial, conta que a seleção foi feita a partir de uma reunião entre os organizadores do Fórum que elegeram os 33 homenageados. “Procuramos criar categorias de atuação do marketing moderno com os novos caminhos, como por exemplo sustentabilidade, inovação, responsabilidade social, digital e outras. A ideia é abranger as várias áreas de atuação do marketing nos dias de hoje”, conta.

Os troféus, que são esculturas da artista plástica Anita Kaufmann, serão entregues no dia 13 de agosto, data em que começa o Fórum de Marketing Empresarial, no Guarujá (SP). Para o ano que vem, Alonso adianta que será criada a nova categoria de marketing esportivo para destacar o trabalho das empresas brasileiras em relação aos dois grandes eventos esportivos que acontecerão no Brasil: Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

A cerimônia de premiação será transmitida ao vivo pela TV+ para os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, assim como flashes de todas as palestras.

Dirigente de marketing empresarial
Mauro Multedo, vice-presidente de marketing do McDonald’s
Hugo Janeba, vice-presidente de marketing da Vivo
Rui Porto, diretor de comunicação e mídia da Alpargatas

Empresa de marketing do ano
Fernando Chacon, diretor de marketing do Banco Itaú
Herlander Zola, superintendente de marketing da Volkswagen 
Ivan Zurita, presidente da Nestlé

Marketing de serviço público
Adriano Stringhini, superintendente de comunicação da Sabesp
Márcio Nascimento, superintendente de comunicação do Ministério do Turismo
Marcier Trombiere, superintendente de comunicação do Ministério da Saúde

Marketing de sustentabilidade
Elisa Prado, diretora de comunicação da Tetra Pak
José Vicente Marino, vice-presidente de negócios da Natura
Marco Simões, vice-presidente de marketing e sustentabilidade da Coca-Cola

Marketing de inovação
Luca Cavalcanti, diretor de marketing do Bradesco
Walter Zagari, vice-presidente comercial da Rede Record
Milton Yuki, diretor de marketing e produtos da Redecard

Marketing de produto
Lélio Salles Ramos, diretor de marketing da Fiat
Marcelo Velloso, diretor de marketing do HSBC
Izael Sinem, diretor de marketing da Nestlé

Marketing de relacionamento
Eric Boutaud, diretor de marketing da Perdigão
Jorge Ancona, diretor de vendas da Pfizer
Guilherme Paulus, presidente da CVC

Marketing de varejo
Eduardo Maia, vice-presidente de marketing do Walmart
Raphael Klein, diretor de marketing das Casas Bahia
Frederico Trajano, diretor de vendas e marketing do Magazine Luiza

Marketing digital
André Almeida, diretor comercial de mídia digital da Editora Abril
Enor Paiano, diretor de publicidade do UOL
Alexandre Cardoso, diretor de marketing América Latina do Portal Terra

Marketing institucional
Claudia Pagnano, vice-presidente de mercado da Gol
Carlos Lisboa, vice-presidente de marketing da AmBev
Nelson Mello, presidente da Hypermarcas

Marketing de responsabilidade social
Viviane Senna, presidente da IAS – Instituto Airton Senna
Eduardo Sirotsky, vice-presidente do Grupo RBS
João Roberto Marinho, vice-presidente das Organizações Globo

por Ana Paula Jung