A ESPM, por meio do Núcleo de Estudos em Negócios do Esporte, realiza, nos dias 28 e 29 de abril, o Fórum ESPM Copa 2014 sob o tema “Os impactos econômico-sociais e as oportunidades de negócios da Copa do Mundo de 2014”.

O evento reunirá profissionais das mais diferentes áreas para discutir os reflexos da realização da Copa de 2014 no País e as possíveis oportunidades para o mercado brasileiro.

A discussão começa com a palestra “Encargos Básicos da FIFA para a Copa do Mundo de Futebol – exigências para as cidades”, com João Paulo de Jesus Lopes, membro do conselho deliberativo e diretor de futebol do São Paulo Futebol Clube. Na sequência, acontece a palestra “Visão do governo sobre a Copa 2014”, com Caio Luiz de Carvalho, presidente da SPTUR, ex-ministro dos esportes do governo Fernando Henrique Cardoso e coordenador da comissão Copa 2014 do Governo do Estado de São Paulo.

No mesmo dia, temas como “Os impactos econômicos e sociais da Copa 2014 – oportunidades de negócios” e a “Visão das Empresas sobre a Copa 2014” serão apresentadas respectivamente por Istvan Karoly Kasznar – diretor de estratégias institucionais de políticas públicas e coordenador do Núcleo de Contas do Esporte da FGV – EBAPE e Tullio Formicola – diretor geral comercial e de marketing da Reebok.

No segundo dia do evento, o painel sobre a “Experiência das copas anteriores” será abordado por Fábio Laudísio, gerente de esportes e eventos/atletas da Red Bull Brasil e professor do curso de pós-graduação em administração e marketing do esporte da ESPM). Na ocasião, representante do Banco ABN/Amro apresentará pesquisa sobre as Copas da França e da Alemanha e a experiência da Copa da Coréia – Japão. A mediação será realizada pelo professor e coordenador de produção acadêmica do Núcleo de Estudos em Negócios do Esporte da ESPM, José Henrique de Souza Damiani.

As oportunidades do evento esportivo sob a ótica do “Marketing e da comunicação” serão apresentadas por Rui Branquinho, presidente da W/, por Marcelo Campos Pinto, diretor do Globo Esporte no Rio de Janeiro e por José Cocco, diretor geral da J. Cocco Marketing Esportivo. Os debates terão a mediação de Claudinei P. Santos, diretor de projetos da pós-graduação, professor e coordenador do Núcleo de Estudos em Negócios do Esporte da ESPM.

O “Marketing das cidades para a Copa 2014” é tema do painel seguinte com a participação de Jaime Lerner, ex-presidente da União Internacional dos Arquitetos e reconhecido mundialmente pela sua obra urbanística em Curitiba, tendo também, como debatedores, Gilmar Pinto Caldeira, membro da Academia Brasileira de Marketing, diretor da TopService, empresa credenciada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para comercializar os pacotes da Copa e Emmanuel Publio Dias, diretor de marketing e novos negócios da ESPM. A mediação ficará a cargo de Flávia Flamínio, diretora geral da ESPM RJ.

O último painel do evento traz questões relacionadas às “Arenas poliesportivas – antes, durante e depois da Copa 2014”, com Ruy Ohtake, coordenador do projeto de modernização do estádio do Morumbi, Mauro Holzman, diretor de marketing do Clube Atlético Paranaense, além de Luiz Gonzaga Belluzo, presidente da Sociedade Esportiva Palmeiras e presidente do conselho da TV Brasil. A mediação será realizada por Robert Alvarez Fernandez, pesquisador de marketing aplicado ao esporte e professor do Núcleo de Estudos em Negócios do Esporte da ESPM.