Acontece nesta terça (18) e quarta (19), no Teatro Alfa, em São Paulo (SP), o Fórum Mundial de Marketing e Vendas da HSM. O evento reúne grandes nomes do marketing mundial.

Quem abriu o ciclo de palestras foi o ceo mundial da Saatchi&Saatchi, Kevin Roberts, que abordou o tema “Como criar e manter marcas poderosas”. De acordo com o executivo, o desafio das empresas é transformar brands em lovemarks. “Às vezes, recebo executivos de marca e eles dizem: ‘a minha marca’. A marca não é dele. Quem consome Coca-Cola ou Skol detém a marca”, falou Roberts.

Ainda pela manhã, o evento contou com a presença do cientista-chefe da Amazon.com, Andreas Weigend, que apresentou a palestra “Vencendo na era dos dados: marketing e vendas na web 2.0”. Weigend defendeu que estamos na era da revolução dos dados sociais e que isso acarretou em mudanças nos negócios e nos consumidores.

O executivo exemplificou a mudança com um case da Amazon.com. Segundo Weigend, apenas por acrescentar espaço para os consumidores fazerem suas resenhas de livros, as vendas aumentaram de 10% a 25% na loja online. “A Amazon.com quer ajudar as pessoas a tomar decisões”, falou.

Na quarta-feira haverá apresentações de Andris Zoltners, da Kellogg School of Management, Dan Ariely, da Duke University e do MIT Media Lab e José Carlos Teixeira Moreira, do Instituto de Marketing Industrial.

por Cristiane Marsola