Após anunciar que todas as suas cotas para o intervalo do Super Bowl LIV, no dia 2 de fevereiro, em Miami, estavam esgotadas ainda em novembro de 2019, o canal Fox precisou abrir novos espaços neste ano. A decisão foi tomada devido à grande demanda (e pressão) de anunciantes de longa data.
Segundo informações do Ad Age, a emissora disponibilizará o espaço extra de dois comerciais de 60 segundos para patrocinadores da NFL e do canal Fox Sports. Cada slot de 30 segundos está custando o equivalente a $5.6 milhões.
Em entrevista, Seth Winter, executive vice-presidente comercial da for Fox Sports, explicou que os slots serão flexíveis, aparecendo conforme surgir um break durante a partida. A ideia é promover uma interrupção “orgânica” em uma pausa comum que houver no jogo. Vale lembrar que ainda assim serão menos espaços do que em aos anteriores.
O canal deve transmitir cerca de 80 comerciais de 30 segundos. Na edição 2019 exibida pela CBS foram 91 inserções ao longo da partida, incluindo conteúdo promocional da própria rede, enquanto na NBC, em 2018, o Super Bowl hospedou 86 comerciais.
A decisão de “encolher” o espaço comercial na partida, reduzindo uma propaganda em cada um dos quatro tempos do Big Game foi feita pela própria NFL no ano passado como forma de reduzir as interrupções ao longo da partida deste ano. Segundo a revista Variety, a decisão visou ainda a audiência mais jovem que tende a ser mais avessa a interrupções comerciais.
Como solução para essa demanda, a Fox criou formatos em que a propaganda aparece em boxes a parte na própria tela enquanto o jogo está rolando. Comerciais menores também são preferidos como forma de não dispersar a audiência. Não à toa, o canal precisou orientar e dar novas guide lines para marcas que pretendem usar espaços maiores que 60 segundos. A Hyundai, por exemplo, é um desses casos com filme de 120 segundos.
Anheuser-Busch InBev, Audi, Kellogg’s, PepsiCo, P&G, Porsche, entre outros estão na lista dos anunciantes deste ano.