Espiritualidade é um dos principais chamarizes da França para brasileiros

 

O governo francês lançará na próxima semana uma campanha publicitária para promover o país no Brasil. Os turistas brasileiros são hoje prioridade para a França. Enquanto houve crescimento nulo de turistas europeus, o número de visitantes do Brasil subiu 4,5%. Foram 650 mil visitantes, cujos gastos chegaram a US$ 1 bilhão. “A maior exportação do Brasil para nós é o turista”, disse Jean-Philippe Pérol, diretor para as Américas da Atout France, o órgão oficial do turismo francês. A expectativa é que o número de visitantes do país cresça outros 3% em 2013 e a meta é que, a partir de 2021, 1,5 milhão de brasileiros visitem a França anualmente.

A campanha é dividida em nichos por áreas de interesse, como patrimônio histórico, gastronomia e espiritualidade. Essa última é a que mais atrai visitantes hoje para a França, que possui 50 mil edifícios religiosos e lugares considerados de grande valor histórico e espiritual, como as cidades de Carcassone e o Mont Saint-Michel, na Normandia, cuja construção teve início no ano de 708. Hoje, 44% dos turistas estrangeiros – o equivalente a 20 milhões de pessoas – desembarcam no país europeu para visitar mosteiros, catedrais e abadias. “Os novos visitantes buscam viagens espirituais, longe do ambiente de consumo, e buscam o bem-estar. É a nova forma de ver os nossos prédios históricos”, disse Corine Laussu, responsável pela promoção da cidade de Lourdes, um dos principais destinos espirituais do país.

A nova campanha, chamada “A França é nossa”, será lançada na próxima semana para divulgar um conjunto de 24 cidades e aspectos menos óbvios do país, como sua tradição como destino romântico e feminino. Os anúncios serão veiculados em mídia online e mídia impressa no Brasil e tem investimento de US$ 650 mil. A criação ficou a cargo da agência paulistana Artcomm.