Mesmo com todas as ferramentas de controle e verificação de veracidade de inventário na web, foi descoberta uma fraude que pode ter “roubado” aproximadamente US$ 10 milhões de verba de mídia apenas no último mês, de acordo com a Telemetry, companhia de segurança da web. Segundo a empresa, em relato ao AdAge, os fraudadores conseguiram burlar muitos produtos antifraude e exibiam os vídeos publicitários em esquema “fantasma” – muitas vezes correndo em tamanhos de 1 pixel quadrado. Com isso, aproximadamente 75 anunciantes, incluindo marcas como Coca-Cola, McDonald’s e Ford, dispenderam um montante próximo de US$ 10 milhões, sendo que apenas um destes anunciantes teve prejuízo de US$ 1 milhão por dois meses consecutivos.

O golpe funciona da seguinte forma: páginas com interfaces com elementos similares aos legítimos, como conteúdo relevante e grandes players de vídeo, onde seriam exibidos os anúncios, na realidade mostravam em seu background comerciais encaixados em telas de 1 pixel por 1 pixel – praticamente invisíveis. Some a isso um tráfego fantasma com números consideráveis e você tem uma máquina de gerar caixa ilegal por meio de anúncios em vídeo. Segundo a Telemetry, são mais de 400 as páginas encontradas até agora que mantinham esse esquema.

Além disso, os responsáveis pela operação baixaram e alteraram código de diversos produtos de detecção como Tremor Video, Adap.TV e Integral Ad Science, para que as versões mutantes os passasse limpos. O esquema ainda está operando, apesar das tentativas e melhorias nos sistemas anti-fraude. Veja como funciona a exibição fantasma: