A Fundação Padre Anchieta e a Lacan Investimentos apresentaram, na quinta-feira (11), o Funcine Anima SP. O projeto é um fundo para  captar investimentos para as produções de animação para a TV. “Esses recursos serão disponibilizados para produções independentes. O edital será publicado em janeiro”, explicou Paulo Markun, presidente da Fundação.

O Funcine Anima SP pretende levantar R$ 50 milhões até o fim do ano que vem, quando termina a fase de captação. “Em janeiro, já queremos ter ao menos R$ 1 milhão para dar o start no projeto”, disse Markun. “As regras prevêem que 90% do fundo têm de estar sendo usados no prazo de um ano”, falou Luiz Augusto Candiota, sócio da empresa de investimentos.

O papel da Fundação Padre Anchieta no Funcine Anima SP é receber os projetos de produção de animação, selecioná-los e recomendá-los para que um comitê do fundo, formado por gestores e cotistas, avalie e libere o investimento. “Parte do dinheiro ganho com a produção volta para o fundo depois. Além disso, temos diversas ações de marketing que podem ser proporcionadas aos cotistas, como cotas de DVDs, visita ao set de produção e pré-estréia para clientes”, explicou Candiota.

Por Cristiane Marsola