Luiz Fernando Garcia, diretor de graduação da ESPM: levantamento tem como objetivo gerar insights relativos à questão

 

Estão sendo apresentados neste momento, durante a comissão “O futuro da profissão”, presidida por Armando Ferrentini (Editora Referência) e integrante do V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação, detalhes de uma pesquisa de mesmo nome, elaborada pela ESPM. De acordo com Luiz Fernando Garcia, diretor de graduação da escola, o intuito do levantamento era a geração de insights relativos à questão.

O estudo, que levou em conta a opinião de estudantes e profissionais de diversas instituições de ensino ao redor do mundo, trouxe tópicos que devem estar presentes e serem relevantes para a formação desse futuro profissional, como currículos flexíveis, amplitude repertorial, formação “beta” de aprendizagem, empreendedorismo e conhecimento prático do mercado. Porém, Garcia destaca que o exercício deve ser contínuo. “Temos o papel de olhar, de desafiar e também de ouvir. Essa é uma discussão sem fim”, ressaltou o diretor. Participam da mesa de discussão Judith Brito (ANJ), Hugo Rodrigue (Publicis), Fernanda Romano (Naked), Marcio Santoro (Africa), João Livi (Talent) e Paulo Zoega (QG Propaganda).