Presidente e head de TI comunicação mobile da Samsung Electronics, JK Shin foi o primeiro a apresentar o produto

 

O Samsung Galaxy S4 transformou seu lançamento, na noite desta quinta-feira (14), em uma exibição digna dos principais shows realizados no Radio City Music Hall, casa nova-iorquina de espetáculos que abrigou a apresentação do novo smartphone da empresa coreana. O evento, acompanhado por cerca de cinco mil pessoas in loco, teve ainda streaming ao vivo pela internet globalmente e ocupou o espaço mais nobre da Times Square com a exibição da apresentação em um de seus telões.

S4 tem tela de 5 polegadas e 7,9mm de espessuraApesar de continuar avançando em tecnologia e inovação – trazendo tela full HD de cinco polegadas, 2 GB de memória, câmera traseira de 13 megapixels e frontal de 2 mp, bateria 25% mais efetiva que a versão anterior, sistema Android 4.2.2 e apenas 7,9 milímetros de espessura, em peso de 130 granas –, a abordagem do novo produto passa a ser ligada principalmente às experiências que ele oferece ao usuário em seu dia-a-dia. Para tal, o S4 terá como conceito em sua comunicação “Life companion” (“Companheiro de vida”, em tradução livre), que deve ser explorado em campanha global, a cargo da Cheil Worldwide, e adaptada no Brasil pelas três agências que atendem a marca localmente: Cheil Brasil, Leo Burnett Tailor Made e CuboCC.

Sua apresentação foi uma das principais demonstrações dessa nova abordagem. Fugindo da estética técnica que caracteriza a indústria tecnológica, o Unpacked 2013 (como foi intitulado o evento) transformou o lançamento em uma peça teatral. Nela, com a participação do diretor de marketing de produto da Samsung América, Ryan Bidan, uma série de esquetes com atores demonstravam as novas possibilidades que o aparelho traz ao cotidiano do usuário. Entre elas está a utilização simultânea das duas câmeras, a captação de som junto às fotos, os sistemas de som que facilitam sua utilização em situações como ao dirigir, a possibilidade de montar álbuns fotográficos e compartilhá-los nas redes sociais e até a medição de temperatura e humidade.

O aparelho terá sua venda iniciada nos principais mercados da Samsung em 26 de abril, com o Brasil incluso no grupo. A comunicação em mídia deve ser iniciada no mesmo período. Em cores branca e preta, o produto tem preço sugerido de R$ 2.399, para a versão 3G; e 2.499, para a tecnologia LTE. Ambas tem capacidade de 16 GB de armazenamento, mas são compatíveis com cartões de extensão de até 64 GB. Após o lançamento, a Samsung estudará a demanda para a disponibilização de modelos com maior capacidade e novas cores, entre outras variações.