Gastos globais com publicidade cresceram de $362 bilhões em 2004 para $512 bilhões em 2013, representando um aumento de 41,7% na última década, de acordo com análise do Warc.
O relatório do Global Ad Trand baseia-se no banco de dados do Warc, no qual segue as despesas com anúncios dos principais meios em 88 mercados individuais. Nos últimos anos, têm atribuído mudanças nos orçamentos de publicidades pelos canais de mídia e regiões globais.
Apesar de algumas previsões sombrias para o futuro, a TV continua recebendo os maiores investimentos em publicidade com 40,8% do share total, tendo um gasto geral de $209,5 bilhões em 2013. O canal registrou crescimento significante de 55,7% desde 2004.
A rápida expansão de internet tem ocorrido às custas da mídia impressa – inclusive nos jornais e revistas, no qual tem visto o gasto total em propaganda cair $41,1 bilhões nos últimos 10 anos, ficando em apenas R$ 116,4 bilhões.
Para o restante das mídias, out of home e cinema mantiveram suas ações globais de receitas publicitárias desde 2004, com crescimento de 0,2% e 0,1%, respectivamente.
Out of home representou para as despesas totais $30,2 bilhões em 2013, enquanto o cinema – o menor canal de anúncios mensurado – registrou apenas $2,5 bilhões. O rádio teve gastos de $34 bilhões em 2013, visto a queda geral de 2% desde 2004.
Olhando para o orçamento de publicidade por região, a América do Norte continua sendo a maior consumidora, respondendo por 33,6% ($172,2 bilhões) em 2013, com queda de 11,2% desde 2004.
Europa tradicionalmente tem sido a segunda maior região para investimentos em anúncios, mas em 2012 – desafiada pelo rápido crescimento da China – foi ultrapassada pela Ásia. Europa soma 27,2% dos gastos ($139,4 bilhões) e a Ásia com 27,3% ($140,1 bilhões).
As três regiões restantes do mundo, América Central e Sul, África e Oriente Médio são responsáveis por apenas 12% dos gastos globais com propaganda, embora seja uma proporção significantemente maior do que 4,1% registrado há 10 anos atrás.