Representante oficial do D&AD no Brasil, o jornal Gazeta Gazeta Mercantil, que representa a competição no mercado brasileiro, já definiu a relação dos jurados brasileiros para a edição 2009. O D&AD analisa peças de propaganda e também de design. Os organizadores estão convocando para o júri 300 profissionais de criação de 20 países para analisar os trabalhos inscritos, desde produção e design gráfico até websites e campanhas virais, passando também pela publicidade patra televisão, cinema, anúncios e cartazes, um total de 29 categorias. 

Os brasileiros que participarão do júri do D&AD 2009 são: Maurício Mazzariol (Big Man), que será o presidente da categoria Websites, Adriana Cury (ex-McCann) – Integrated, Mario D’Andrea (JWT) –TV & Cinema Advertising; Ricardo Figueira (Agencia Click) – Websites; Marcio Kogan (Studio MK27) – Envoironmental Design; e Hugo Rodrigues (Publicis) – Online Advertising. O júri ainda contará com outros 4 brasileiros que atuam no exterior: PJ Pereira (Pereira and O’Dell) e Thiago de Moraes (CHI & Partners) para Websites; Fernanda Romano (JWT London) para Online Advertising e Gustavo Sousa (Mother London) para Photography.

Jackson Fullen, diretor geral da Gazeta Mercantil, comenta o festival.  “Conquistamos um número significativamente maior de jurados brasileiros em relação aos outros anos e teremos um presidente de júri brasileiro na categoria Websites. Essa é uma demonstração de confiança do festival no nosso trabalho como representante oficial e uma grande aposta no mercado brasileiro. Nosso objetivo agora é aumentar também o número de inscrições de peças brasileiras. Acho que é uma boa hora para apostarmos no D&AD, da mesma forma como eles estão apostando no nosso mercado”, disse Jackson Fullen.

Os trabalhos deverão ser inscritos até 21 de janeiro de 2009. A festa de premiação dos vencedores do Yellow Pencil (Lápis Amarelo) será  em Londres no mês de abril. Informações no site: www.dandad.org/awards09

por Paulo Macedo