Joel Ewanick não é mais diretor global de marketing da General Motors. Após dois anos, o executivo — que também passou pela Nissan e pela Hyundai — deixa a montadora, que segue em um processo de renovação diretiva.
Entre outras ações, Ewanick foi responsável pela criação da Commonwealth, em um movimento de romper com outras agências e centralizar a sua demanda publicitária em apenas uma, criada especialmente para atendê-la — unindo profissionais de McCann e Goodby, Silverstein & Partners —, em uma manobra que poderia economizar até US$ 2 bilhões em cinco anos, segundo a montadora. Entretanto, a estratégia está ameaçada, dependendo do posicionamento do novo gestor.
Durante o seu período como diretor de marketing, Ewanick também optou por retirar toda a verba destinada à compra de mídia no Facebook, semanas antes do IPO (oferta pública inicial, em inglês) da rede social na Nasdaq.
De acordo com um porta-voz da GM, Ewanick “não atendeu às expectativas como um funcionário”. As vendas da companhia cresceram 2,9% no primeiro semestre, mas a montadora perdeu market share especialmente após a evolução de 34% da rival Toyota no mesmo período. Ewanick será substituído interinamente por Alan Batey, britânico que ocupa o cargo de vice-presidente de vendas e serviços para os Estados Unidos.
Manchester United
O motivo da demissão de Ewanick teria sido um erro crucial na avaliação dos termos financeiros do patrocínio da Chevrolet ao Manchester United, segundo a Reuters. A montadora firmou um aporte ao clube inglês por cinco anos a partir da temporada 2014/2015, e irá ocupar a cota master da equipe.
*Com informações do Advertising Age