Ana Paula Jung
O presidente do Grupo Gerdau, Jorge Gerdau Johannpeter, confirmou semana passada o seu afastamento da presidência-executiva. O grupo está em processo sucessório. A saída de Johannpeter está prevista para final de 2006. Quando deixar o comando da empresa, ele vai para o Conselho de Administração. Gerdau anunciou o fato na última quarta-feira (16), em Porto Alegre, onde detalhou ainda a operação da compra do Corporación Sidenor AS, principal produtora de aço especial, forjados e fundidos da Espanha.
“É um processo de maturação normal. Vai ser a quinta mudança na história da empresa. Eu sou a quarta geração de executivos. É um processo técnico, interno e profissional, da mesma forma como foi feito antes”, disse Johannpeter. O nome do sucessor será definido no próximo ano.
O Grupo Gerdau e o Santander fizeram a aquisição da Corporación Sidenor por 443,8 milhões de euros e mais uma parte variável estimada em 19,5 milhões de euros a ser paga pelo Grupo Gerdau. O contrato de compra e venda será submetido às autoridades reguladoras competentes.
A Sidenor atende principalmente ao mercado europeu, destino de 93% das suas entregas em 2004, com destaque para a indústria automotiva.
Essa nova participação acionária representa um significativo investimento no segmento da indústria, no qual o Grupo Gerdau tem consolidada experiência e possibilita a sua entrada no estratégico mercado da União Européia.
Além disso, permite à empresa a abertura de um importante canal junto aos grandes produtores automobilísticos internacionais, assim como o acesso ao know how de produção e de gestão administrativa e industrial de um dos maiores fornecedores desse setor no mundo, em consonância com o plano de longo prazo de crescimento e globalização da empresa.