Foi lançado ontem, segunda-feira (13), uma nova fase da campanha “Gerentes” do HSBC, criada JWT Curitiba, na qual a “personalização” continua a nortear a comunicação do banco. As cidades de Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília e Goiânia terão comerciais específicos, mantendo a linha de “conhecimento local”. Assim como em 2005, o palco dos novos filmes também é uma grande “Convenção Nacional de Gerentes HSBC”. Os filmes mostram choques culturais entre os gerentes de diferentes cidades. No filme de Salvador, por exemplo, o gerente conta uma piada. O gerente de São Paulo não entende, porque a piada é contada em legítimo “baianês” e ri na hora errada. Já o filme de Curitiba mostra o gerente local na lanchonete do hotel pedindo uma “mimosa”. O atendente fica constrangido, achando que ele se refere à uma das meninas que trabalham no local, sem ter idéia de que em Curitiba mimosa é sinônimo de tangerina. Em um outro filme, o gerente de Salvador, o mesmo que contava a piada, é surpreendido pelo gaúcho, que diz que um amigo estava hospitalizado por causa da “pechada” ocorrida no dia anterior. Pechada com “ch” em Porto Alegre quer dizer batida de carro. A direção de criação é de Miraglia e D’Andrea. A criação é de Fabio Miraglia e Claudio Freire. Os filmes foram produzidos pela Cine, com direção de cena de Luiz Ferré. A trilha é da Lua Nova.