Com uma equipe composta por 120 profissionais, dos quais 40 fotógrafos especializados em esportes e 20 editores, a Getty Images quer registrar os melhores ângulos das Olimpíadas do Rio com amplitude de 360°. O aproveitamento do conteúdo será pelos patrocinadores da competição entre os quais a Samsung, GE, Nissan e McDonald’s, por exemplo. Os veículos de comunicação cadastrados também poderão usar as imagens para ilustrar reportagens. Os consumidores têm a possibilidade de visualizar os conteúdos pelo website da Getty Images e também na coleção “360 ° View by Getty Images” na plataforma propretária Oculus, uma experiência de realidade virtual.

Getty Images

“Ao longo das Olimpíadas, nossos fotógrafos irão capturar todos os ângulos de cada um dos 306 eventos esportivos olímpicos, incluindo todas as cerimônias de premiação de medalhas, e fazer o upload de mais de cinco mil imagens por dia para o site gettyimages.com. Nossos editores especialistas irão selecionar as melhores imagens que serão transmitidas através do nosso “wire service” para assinantes editoriais de todo o mundo. Os Jogos Olímpicos são também um momento para implantar novas tecnologias. Além de um especialista em gigapixel fotografando os principais locais do evento e momentos em panorâmicas de 360º, todos os fotógrafos estarão com câmeras 360°. O evento também será nossa maior atuação com câmeras-robóticas, com 20 robôs desenvolvidos para capturar esportes como atletismo, natação, ginástica e luta”, explicou Stuart Hannagan, vice-presidente de imagens editorias da Getty Images.

A utilização do 360° começou nos jogos olímpicos de Londres em 2012. “Fomos pioneiros na utilização de fotografia 3D e panorâmicas de 360 gigapixel. Nos Jogos Olímpicos do Rio, cada fotógrafo da Getty Images vai estar estar equipado com uma câmera 360°.Anteriormente, utilizamos a tecnologia 360° como um conceito, fotografando eventos importantes sob encomenda de clientes. Mas na Rio 2016 estaremos disponibilizando esta tecnologia como parte de nossa oferta principal”, acrescenta Stuart.

“As experiências que os usuários serão capazes de desfrutar por meio da plataforma Oculus é fruto das expertises em comunicação visual. E elas continuarão a evoluir e a crescer de uma forma dinâmica. Estamos ansiosos para essa parceria longa e gratificante que fará evoluir a maneira como nós colocamos o poder das imagens na mão das pessoas”, explicou o executivo Hugh Pinney sobre o contrato com o COI. “Sabemos que os clientes amam nossas imagens, então nós estamos entusiasmados em trabalhar com a Oculus para oferecer uma experiência verdadeira de imersão em sua plataforma líder de mercado”, prosseguiu Hugh.

O banco de imagens está atento à importância do seu produto. “Somos a agência fotográfica oficial do COI, que tem, atualmente, três fornecedores homologados em todo o mundo: Nike, Audi e Getty Images. Como parte deste acordo, premiados fotógrafos de esportes vão cobrir todos os aspectos dos Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno, providenciando acesso quase instantâneo a muitos dos momentos mais importantes dos eventos”, afirma Hugh. 

O sistema 360º View by Getty Images, como detalha Hugh, “pode ser experimentado hoje com o Gear VR Innovator Edition para Samsung Galaxy Note 4 e Galaxy S6 series. A seleção também estará disponível para streaming no Oculus Rift”. Ele diz mais: “Cada registro em 360° permite que os espectadores desloquem seu caminho em torno de uma cena em qualquer direção, dando a eles a experiência de estar presente. A tecnologia de alta-resolução possibilita a visualização em zoom e sequências em time-lapse que mostram como o evento aconteceu!”.