A GfK lançou oficialmente nesta semana a ferramenta Advantage/Multimedia, uma solução integrada para testar campanhas publicitárias, em diferentes mídias, antes de elas serem veiculadas. A empresa de pesquisa de mercado já trabalha com pré-teste de campanhas desde 1993, mas, até então, analisando individualmente os resultados em cada mídia.

A novidade da ferramenta é a integração das mídias no processo, que, para Mario Mattos, diretor de marketing da GfK Brasil, potencializa a análise do impacto da ação publicitária e possibilita que agência ou anunciante aprimore a campanha, ou mesmo, a modifique antes da estreia. “Estamos utilizando a ferramenta há um ano. Assim, conseguimos construir um banco de normas para lançá-la oficialmente agora”, explica Mattos.

A mensuração do impacto da comunicação é feita por meio de pesquisa com amostra de 150 pessoas, em média. Os pré-testes podem ser aplicados via web ou em uma central física. Durante o processo, as pessoas terão contato com a campanha em mídias como TV, rádio, PDV, anúncio impresso, entre outros. O diagnóstico trará dados sobre o efeito emocional que a ação causou como um todo nos entrevistados. Segundo Mattos, não é possível analisar o impacto separado da campanha em cada mídia.

Todo o processo, até a entrega dos resultados para o cliente, pode durar, no máximo, 13 dias.
 
Entre os cliente no Brasil da Gfk – grupo criado há mais de 70 anos na Alemanha – estão Unilever, L`Oreal, Schincariol, Coca-Cola, Pernod Ricard, Nestlé, Johnson&Johnson, Avon, Nívea, Colgate, Kraft, SCJohnson, Matel, Vivo, Motorola, Nissan, Banco Santander, Banco Real, Bradesco, Unibanco, Credicard-Citi, Roche, Glaxo, Boheringer, Nycomed, Wyeth, Novartis,  Whirlpool (Brastemp), GM, HSBC, Leroy Merlin, Editora Abril e Volkswagen.

por Daniela Dahrouge