A Giovanni,FCB criou três novos filmes para a campanha de desarmamento do movimento Viva Rio. A ação dá continuidade ao conceito “Acabe com sua arma antes que ela acabe com você”. Os comerciais terão veiculação nacional e também levam a assinatura do Instituto Sou da Paz, ONG de São Paulo que está sendo parceira nessa segunda fase da campanha. As três peças retratam os casos de maior índice de acidentes com armas de fogo em situações do dia-a-dia, como reação a assaltos, acidentes com crianças e adolescentes e brigas antecedidas por discussões. Cada filme traz um personagem relatando fatos que envolvem essas armas, sentados numa cadeira num cenário simples. Um deles mostra um homem jovem e alegre contando que sempre gostou de futebol e música como amador, mas que ‘não tinha condições de encarar um profissional do ramo’. Ele muda de expressão quando conta que também tinha uma arma e reagiu a um assalto achando que ‘dava para encarar. Finaliza com a imagem dele sumindo, dando a entender que ele já morreu. Os outros dois filmes falam, respectivamente, de crianças que gostam de brincar de dar tiro e de um jovem que durante uma discussão com um vizinho, confessa que seria capaz de fazer uma bobagem se tivesse uma arma.
A campanha de desarmamento do Viva Rio começou em setembro de 2004, com o lançamento das peças impressas, e até agora a instituição já arrecadou cerca de 5 mil armas, entregues voluntariamente pela população. A exemplo do que ocorreu na primeira fase, a campanha, que também é composta de spots, foi realizada gratuitamente pela agência, produtoras, elenco e fornecedores que são parceiros do Viva Rio na luta pelo desarmamento no país. Assinam a criação e direção de criação da campanha Adilson Xavier e Cristina Amorim. Planejamento de mídia de Marilene Fernandes e Yara Militão. RTVC Charles Nobili e Myriam Gallagher. A produtora de som é a Nova Onda e a produtora dos filmes é a TV Zero, com direção de René Sampaio.
publicidade