Dando novo passo para a unificação de seus produtos e serviços com o projeto Uma Só Globo, lançado em setembro de 2018, o grupo anunciou nesta segunda-feira (31) o GloboPlay + Canais Ao Vivo. A oferta integra em um só lugar os canais de TV paga do grupo, entre eles, Multishow, Globonews, Sportv 1, Sportv 2, Sportv 3, GNT, Viva, Gloob, Gloobinho, Off, Bis, Mais Globosa, e de parceiros, como Megapix, Universal TV, Studio Univeral, SYFY, Canal Brasil e Futura, agregando-os aos conteúdos já ofertados pelo GloboPlay básico.
O usuário poderá adicionar por valor extra outros serviços como Telecine, Premiere e Combate, trazendo proposta e experiência semelhantes a de uma assinatura de TV paga, com a diferença de a oferta ser no digital.
Os detalhes do projeto foram apresentados por Erick Brêtas, diretor de Produtos e Serviços Digitais da Globo, e Raymundo Barros, diretor de Tecnologia da Globo, durante coletiva de imprensa virtual. Além do novo pacote, o GloboPlay passou por um rebranding com objetivo de posicionar o serviço como opção além de uma plataforma de streaming. A equipe de Sergio Valente e Manuel Falcão lideraram a nova comunicação e identidade visual da marca.
Segundo Bretas, desde 2012 a Globo tem ofertado conteúdos no streaming, mas havia demanda por um hub que centralizasse de fato todos os produtos do grupo, incluindo TV aberta e TV paga. “Passados oito anos, a gente tem o prazer de anunciar que estamos entregando tudo da Globo em um só lugar”. A assinatura está disponível para os atuais assinantes do Globoplay básico por R$ 49,90 mensais ou em até 12 x R$ 42,90 no plano anual. A partir de outubro o serviço estará disponível para todos os interessados.
Mesmo com a integração dos canais de pay TV do grupo, os assinantes do streaming da Globosat seguirão com acessos individuais e separados fora do Globoplay. O serviço também passará por um rebranding e passará a se chamar Canais Globo.
A entrega de canais lineares no streaming tem sido uma tendência global e abre mercado para novos negócios tanto para emissoras como a Globo, quanto para operadores de TV paga. Questionado sobre possíveis conflitos da oferta feita por players como NET ou Vivo, por exemplo, Brêtas destacou durante coletiva que trata-se de uma via de mão dupla e que em breve, as operadoras devem ofertar também seus próprios serviços de streaming contemplando canais lineares, inclusive, os da Globo.
Outra questão sensível para o avanço do Globoplay é a experiência de consumo de conteúdo. Não à toa, os executivos reforçaram parcerias estratégicas com os principais players de televisores conectados. “A tela grande representa nosso mais relevante mercado. Metade do tempo consumido do Globoplay está na tela grande, diferentemente do mercado de fora, muito focado no set up box. Aqui, a TV continua sendo protagonista do consumo”, ressaltou Barros.
Segundo o executivo, entre os 10 principais fabricantes e seus diferentes sistemas operacionais e plataformas, a Globo disponibiliza 1800 versões do Globoplay apenas pra tv conectada. Trata-se do device que representa o maior desafio tecnológico para garantir a qualidade de experiencia.
“Temos investido em fazer acordos bilaterais com fabricantes relevantes. Samsung, por exemplo, é líder do mercado de TV conectada, com mais de 40% do mercado, e com esse acordo, os aparelhos da linha 2020 já contam com Globoplay instalado no chip set do televisor. Isso faz com que a experiência de consumo seja diferenciada”, destaca Barros. Alguns modelos de televisores SempTCL e Sony também já contam com o novo recurso integrado”.