Consolidando-se como o evento que apresenta as novidades da grade da Globo, o “vem_aí” – idealizado por Sergio Valente no ano passado, após assumir a direção da Central Globo de Comunicação (CGCOM) – teve sua edição de 2014 realizada na noite desta quarta-feira (2), em São Paulo. Além dos novos quadros, programas e profissionais do entretenimento e jornalismo, porém, o que chamou a atenção durante a festa foi a divulgação da renovação na identidade visual da emissora.
A nova logomarca, que será adotada a partir deste domingo (6), é a 11ª evolução desde sua fundação, em 1965. Entre as últimas seis, pode ser considerada a mais radical, apesar de manter o mesmo formato e conceito adotado em 1988, com “o globo dentro do globo” e os tons coloridos. Agora, os elementos externos perdem o tom metálico e brilhante, tornando-se mais neutros. A representação da tela também fica mais “wide” e as linhas coloridas internas, mais definidas.
De acordo com as explicações da Globo para a mudança, “a nova marca revela uma emissora que, prestes a completar 50 anos, está atenta ao mundo à sua volta, em rápida transformação, com o avanço da tecnologia e seu impacto na vida social, cultural e econômica”. Ainda segundo o comunicado, a evolução da marca é um passo conclusivo das adequações iniciadas em 2013 após mudança de gestão e chegada de novos profissionais, como o diretor-geral Carlos Henrique Schroder. “A emissora tem apostado na criatividade e na diversificação de gêneros, formatos e linguagens, no entretenimento, no jornalismo e no esporte. A evolução agora chega à marca”, continua o documento.
Os estudos para o novo logotipo foram conduzidos pelo próprio Valente. A criação ficou mais uma vez a cargo de Hans Donner, que idealizou o primeiro conceito “global” para a identidade que ficou marcada como relação direta com a emissora. Segundo o designer, o branco que prevalece na nova versão é síntese da pluralidade que sempre esteve presente na tela da Globo. “O branco é a soma de todas as cores e a que melhor representa uma emissora de televisão que busca o tempo todo mostrar o Brasil e a sua diversidade. É um desafio enorme traduzir isto em desenho, mas o que a gente quer mostrar é uma marca que está viva, e pulsa como os brasileiros”.