Henrique Simões, especialista em varejo da área de inteligência de mercado da Globo (Crédito: Reprodução)

Com cerca de 90 dias para o início da Black Friday, a Globo apresentou nesta segunda-feira (24), durante uma live que reuniu alguns executivos da companhia, uma série de produtos que podem ajudar as marcas a aproveitarem melhor as oportunidades de mídia neste período.

“A Black Friday é muito importante para o mercado. Para nós, do ponto de vista de desenvolvimento de produto, associação das marcas ao nosso conteúdo, dados e métricas, é a consolidação de tudo que já estamos realizando nos últimos tempos. Agora, trazemos uma série de produtos que inovam a forma de apresentar ofertas e marcas. Além, de conseguir desenhar estratégias a quatro mãos em conjunto com as marcas”, diz Eduardo Schaeffer, diretor de negócios integrados em Publicidade da Globo.

Eduardo Schaeffer, diretor de negócios integrados em Publicidade da Globo (Crédito: Reprodução)

A transmissão começou trazendo dados da pesquisa ‘Muito além da Black Friday’, desenvolvida pela equipe de Inteligência de Mercado da Globo, que mostrou que o consumidor está disposto a voltar às compras, seja pela internet ou pelas lojas físicas. Os números também revelam que 42% das pessoas já possuem planos de realizar alguma compra na Black Friday deste ano.

“A data nunca foi tão importante. Enquanto o e-commerce cresceu 12% nos últimos cinco anos, na taxa composta de crescimento, a Black Friday cresceu 30%, ou seja, a data tem concentrado muitas das vendas. No ano passado, a Black Friday da Globo impactou em suas ações de conteúdo, só considerando as lineares, mais de 40 milhões de pessoas. Já os brands, cerca de 110 milhões de pessoas. Isso mostra como é importante ter uma comunicação integrada e que transite por todas as plataformas com uma qualidade de conteúdo e assertividade”, revela Henrique Simões, especialista em varejo da área de inteligência de mercado da Globo.

Certos de que a nova realidade é também uma oportunidade. A Globo apresenta a plataforma Globo Brand Space. A ideia é trazer diversos produtos e ferramentas para amplificar a conversa das marcas com os consumidores. 

“Queremos estar junto com o consumidor durante toda a jornada. Mas, não basta estar junto, precisa ser com relevância, engajando e emocionando. O Globo Brand Space é um espaço dedicado a produções de conteúdo das marcas que estarão com a gente durante o período de Black Friday. Temos diferentes tipos de conteúdos que podem ser produzidos na plataforma. Um deles é o ‘Oferta da Hora’, para gerar aquela compra por impulso. Outra novidade são os ‘Snacks de Conteúdo’, que podem ampliar as conversas e ofertas no ambiente digital. Sem contar que temos um pool de talentos e influenciadores que já estão prontos para se associar às marcas e continuar nossas histórias ao longo desta jornada”, comenta Eduardo Becker, diretor de soluções de negócios em conteúdo da Globo.

Eduardo Becker, diretor de soluções de negócios em conteúdo da Globo (Crédito: Reprodução)

Ainda segundo o executivo, a ideia não é realizar ações somente na data da Black Friday e, sim, durante todo o mês de novembro. “Nunca se consumiu tanto conteúdo como agora. Contar histórias é a nossa paixão e isso nos motiva a pensar em como produzir conteúdos que possam engajar e conectar marcas e consumidores. Nós já co-criação muitos cases, quebramos formatos, barreiras e estamos inovamos muito nos últimos anos. Queremos fazer uma entrega inteligente em todas as plataformas, seja na TV aberta, TV por assinatura ou digital. A ideia é colocar nossa expertise ao serviço do mercado e entregar uma Black Friday diferente”, ressalta.