A Globo e a Fundação Roberto Marinho lançaram o Movimento LED – Luz na Educação, que nasce com o propósito de iluminar práticas inovadoras na educação brasileira e de reconhecer quem está revolucionando o cenário do setor. O projeto vai agregar três principais pilares: uma premiação, um festival e uma plataforma de relacionamento permanente com os interessados pelo tema.
O valor total da premiação será de R$ 1,5 milhão, sendo R$ 1,2 milhão para a premiação e R$ 300 mil para um desafio que será lançado no próximo ano. O prêmio de R$ 1,2 milhão será dividido entre seis ganhadores, em três categorias: Educação Básica, Educação Profissional/Técnica e Educação Não formal.
José Roberto Marinho, vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo Globo, lembrou que pesquisas mostram como o sistema educacional reflete hoje as desigualdades no Brasil. “Para mudar essa realidade, temos que usar todos os nossos recursos. Eu tenho visto um movimento positivo para unir todas as fundações que têm algum poder de transformação, todo mundo caminhando junto”.
“A educação tem, historicamente, ocupado o centro da pauta social da Globo e da Fundação Roberto Marinho, com projetos emblemáticos, como o Telecurso, entre tantos outros. A empresa sempre buscou ser ponte que sensibiliza e gera discussões importantes entre os muitos atores da sociedade. E por isso é motivo de muito orgulho ver nascer o Movimento LED, alinhado à agenda ESG da Globo, para ampliar a visão de educação em rede e iluminar o seu poder transformador”, afirma Jorge Nóbrega, presidente executivo da Globo.
“Ser luz e motor para o futuro da educação brasileira. É com esse objetivo que queremos fazer desse projeto uma iniciativa absolutamente inovadora no Brasil. Seguiremos usando a capacidade mobilizadora da Globo, que já conversa com milhões de pessoas todos os dias, para ampliar essa conversa e gerar um impacto efetivo na ponta da cadeia”, afirma Paulo Marinho, diretor de Canais da Globo.
O Movimento LED tem um conselho consultivo formado pelas organizações Unesco, Unicef, Todos pela Educação, CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira), ITS (Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio), Vale do Dendê e Porto Digital, além de apoio institucional do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação).
A premiação foi elaborada em parceria com a Ponte a Ponte, empresa especializada em desenvolvimento de editais de impacto social. Os interessados poderão se inscrever, de 03 de janeiro a 07 de fevereiro, por meio do site movimentoled.com.br.
O projeto prevê, ainda, para o próximo ano, um festival que vai reunir as iniciativas inovadoras e relevantes no Brasil, além de premiar com R$ 300 mil as melhores soluções propostas a um desafio que será divulgado durante o festival. O Movimento LED contempla também uma plataforma para fomentar, potencializar e disseminar práticas diversas em educação para a comunidade. Campanha na TV e nas redes sociais da Globo vão ajudar a reverberar a voz da iniciativa.