A Rede Globo de Televisão fechou a venda das cotas de patrocínio para o Big Brother Brasil 10, reality show que será exibido entre os meses de janeiro e abril de 2010 na sua grade de programação. A montadora Fiat, Niely, Johnson & Johnson (Sundown) e Guaraná Antarctica renovaram o compromisso com a emissora. Apenas o HSBC não fez prevalecer o direito de manter a sua marca entre os patrocinadores da atração global que envolve licensing com a Endemol. No seu lugar assume a Knorr. Cada uma das cotas tem o valor de R$ 13,5 milhões.

O faturamento da Globo com o BBB não se resume às cotas de patrocínio que garantem uma receita de R$ 67,5 milhões. As ações de merchandising são negociadas à parte e a prioridade é dos cotistas. A Fiat, por exemplo, costuma fazer ativações pontuais com sua linha de produtos no programa. A emissora também faz vendas para outras anunciantes para os intervalos do BBB, desde que não sejam conflitantes com os patrocinadores. O programa movimenta cerca de R$ 300 milhões, segundo fonte especializada em mídia.

A emissora também já finalizou a venda das quatro cotas do “Verão Espetacular” cuja unidade vale R$ 8 milhões, com Wizard, Empresa Brasileira de Correios, Caixa Econômica Federal e Oi. O único cotista que não renovou foi a Sabesp, substituída pela ECT.

O “Carnaval 2010” também está com os anunciantes definidos para as transmissões net (para todo o País): Nova Schin, Tim e Bradesco, cada uma por R$ 20 milhões. A equipe de comercialização da Globo ainda vai captar cotas regionais para o carnaval, duas para cada cidade com retransmissora, um total de 122 canais.

Paulo Macedo