A Globo se uniu a diversos parceiros de educação para lançar uma campanha que terá início no enredo e nos intervalos de Malhação: Viva a Diferença, e terá diversos desdobramentos ao longo do ano, no jornalismo e no entretenimento, em todas as plataformas. No capítulo de Malhação da próxima quarta-feira (28), o personagem Luis, interpretado por Ângelo Antonio, é um publicitário que apresenta para Dóris (Ana Flávia Cavalcanti), diretora do colégio público Cora Coralina, o primeiro filme da campanha de valorização à educação pública – cujo tema é Você é o público da escola pública. O autor Cao Hamburger escreveu a cena que faz história na comunicação da Globo: nunca antes uma campanha foi lançada desta forma. A causa: mobilizar a sociedade por uma educação pública de qualidade e enfatizar a importância do envolvimento de todos – educadores, alunos, familiares e comunidade.
São parceiros da campanha Unicef, Fundação Roberto Marinho, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Associação Nova Escola, a Organização Cidade Escola Aprendiz e Todos pela Educação.
Sergio Valente, diretor de comunicação da Globo, afirma que o envolvimento da Globo com a causa da educação já é realidade há muito tempo, em especial nos últimos cinco anos, mas que este novo eixo de atuação nasceu de muitas conversas e a constatação de que, se mais de 80% dos jovens no Brasil estudam em escola pública (segundo dados do Censo Escolar 2017), ela é um projeto de toda a sociedade.
Entre os eixos de trabalho voltados para a educação por parte da Globo estão, por exemplo, a volta às aulas, a valorização do professor (bom exemplo é a campanha Gente que faz gente, de valorização do educador, lançada há dois anos), e ainda o incentivo à leitura. Há ainda ações complementares, como o Criança Esperança, sob orientação da Unesco. “Percebemos que era preciso mostrar que, apesar de toda a dificuldade que a escola pública vive, diante da dedicação de alunos, educadores e dos pais, ela funciona. Essa tríade consegue cobrar e exigir da sociedade, do Governo. E quando os governos entregam a educação, ela responde. Precisávamos mostrar para estes 80% de jovens brasileiros, que é possível”.
Em uma etapa posterior, a campanha contará com depoimentos de quem construiu sua trajetória na escola pública, enquanto o jornalismo da emissora já vem mostrando em diversas oportunidades exemplos bem-sucedidos de pessoas que estudaram na escola pública.
“A Globo está cumprindo o papel dela de mobilizadora social, e queremos que toda a sociedade assine esta campanha conosco. A sociedade toda tem de entender que ela é público da escola pública, daí o bordão da campanha Cobre, cuide, compareça”, diz Valente, que convida a sociedade e todo o mercado de comunicação a colaborar com a campanha, pois todos devem se sentir comprometidos com a causa.
A diretora de Responsabilidade Social da Globo, Beatriz Azeredo, ressalta que a campanha estará no ar, com diversos desdobramentos, ao longo de todo o ano. É uma maratona, sempre mostrando o “meio copo cheio” da escola pública, como ela diz. Ela acredita que a mobilização pode ajudar a acelerar o processo de melhoria de qualidade da escola pública que, se seguir os passos atuais, vai precisar de quase um século para se equiparar à de um país desenvolvido.
“Tem muita qualidade localizada em escola pública, e esses exemplos precisam se tornar exemplos nas redes. Os pontos luminosos precisam iluminar a rede como um todo”.
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