Nesta terça-feira (29), o diretor geral Octavio Florisbal vai apresentar oficialmente a nova grade de programação da Rede Globo de Televisão. Porém, todo o esforço da área de produção requer verbas que são financiadas pela publicidade. O relacionamento com agências e anunciantes é coordenado pelo executivo Willy Haas que dentro de duas semanas lidera a convenção anual da área comercial da emissora, no Guarujá, em São Paulo, com a participação de 460 profissionais de todo o País. O tema é “Nada substitui o faturamento”.

Para Haas a convenção é um momento de “celebração de resultados, integração das áreas, alinhamento de informações, revisão de metas qualitativas e quantitativas”. As metas planejadas para 2011 objetivam superar o ano de 2010 quando a emissora contabilizou crescimento de 25% nas receitas de publicidade. O balanço das Organizações Globo, que deve ser publicado nesta semana, deve registrar um faturamento publicitário da TV Globo superior a R$ 8 bilhões. para cumprir esse objetivo, a emissora aposta “no bom desempenho da economia do País e nos produtos que serão oferecidos ao mercado”.

– A Globo aposta em novos formatos? Quais, por exemplo?
Sim. Essa é uma das atribuições da área comercial para atender às necessidades do mercado anunciante. A Globo é pioneira no desenvolvimento de novos formatos e é dona de um portfólio com mais de 50 deles. Todos os nossos formatos tem elevado grau de eficiência e aceitação pelas agências e anunciantes, justamente porque foram desenvolvidos para atender necessidades de todo o tipo de comunicação, para qualquer tamanho de investimento.  E isso só é possível porque estamos permanentemente empenhados em conhecer o cliente, seus produtos, o mercado em que atua e suas necessidades – uma operação de grande complexidade que envolve diversas áreas.

– O que é mais relevante na operação comercial em 2011?
Nossa atuação segue estratégia de longo prazo, vem sendo aperfeiçoada há anos e os resultados indicam sucesso. O foco na eficiência da operação comercial não vai mudar em 2011.

– O espaço de tempo para comerciais diminui no chamado horário nobre?
Essa operação é gigantesca, pois envolve a exibição de 17 milhões de inserções comerciais por ano. E é estratégica, envolve vigilância e análise permanente, num processo que inclui avaliações das demandas por programas e períodos de exibição, de forma a adequar as necessidades do mercado às oportunidades e necessidades de ocupação dos nossos intervalos. Esse processo é extremamente técnico e se aplica a todas as faixas horárias.

– Quais as propostas de interatividade?
Estamos pesquisando e desenvolvendo projetos nessa área há muito tempo. Hoje a Globo tem 30 horas semanais de interatividade disponível nas novelas, no futebol e no BBB. Com o lançamento da nova programação mais experiências serão oferecidas ao telespectador.Temos interatividade no celular one-seg ligado ao conteúdo do futebol e BBB. O nosso telespectador também pode interagir com o conteúdo Globo das novelas, futebol e BBB através dos tablets e smartphones.

Já tem uma idéia do desempenho do primeiro trimestre? A Globo cresce entre janeiro e março? Em relação ao mesmo período do ano passado, como está este ano?  Qual a previsão de crescimento para 2011?
– Os resultados do 1º trimestre foram muito bons, o que sinaliza um ano positivo para o mercado publicitário.

por Paulo Macedo