A Rede Globo de Televisão está acostumada a exportar suas novelas. Títulos como “A Escrava Isaura”, por exemplo, já foram exibidos em mais de 100 países, entre os quais China, Rússia, Estados Unidos, Japão, Coréia e Angola. Agora, a divisão internacional da emissora, dirigida pelo executivo Ricardo Scalamandré, inicia nova fase: fará co-produções de novelas. A primeira a ser produzida é “O Clone”, em parceria com a Telemundo.

As gravações terão início ainda neste ano com ambientação em Miami e na Colômbia. A exibição está agenda pela Telemundo para 2010 com foco no mercado hispânico norte-americano e países da América Latina. Na versão original de “O Clone”, o bar da personagem Dona Jura, vivida pela atriz Solange Couto, o samba ditava o ritmo. Na nova versão a salsa, ritmo caribenho que anima as baladas para o universo hispânico, vai animar os frequentadores do reduto. A idéia da Globo é que as co-produções adaptem os roteiros, mas preservando a trama original.

Outra parceria para co-produção foi assinada com a TV Azteca, uma das principais do mercado mexicano. Scalamandré informa que o primeiro título a ser produzido ainda não foi definido, mas será escolhido entre 100 opções disponíveis no portfólio da Rede Globo. “É um caminho novo e que vamos investir muito. Nosso conteúdo já é bem conhecido no exterior devido ao volume de novelas que exportamos. “A Cor do pecado” está sendo exibida na Coréia e é o 100º país a comprar esse produto”, disse Scalamandré informando ainda que a TV Globo Internacional tem 76 clientes, 550 mil assinantes, atinge 2,5 milhões de pessoas que falam o idioma português, exporta 30 mil horas de programação e seu sinal chega a 178 países, um share de 93% sobre os 91 países relacionados pela Organização das Nações Unidas.

O futebol, através de contrato com o Clube dos 13, chega a 156 países. Neste ano a TV Globo Internacional vai exibir 82 jogos na grade do Brazilian Magic Football. “São jogos do campeonato brasileiro, Copa do Brasil e alguns regionais”, confirma Scalamandré que participou do MipTV no início deste mês, evento de compra e venda de conteúdo para televisão realziado no Palais des Festivals de Cannes. No MipTV, além das novelas, o executivo ofereceu formatos como “Lata velha”, do Caldeirão do Huck, e “Video game”, da apresentadora Angélica. “Exportamos para 178 países enquanto o pessoal da Endemol comemorava no MipTV a venda do Big Brother para 30 países”, finalizou o diretor da TV Globo Internacional.

Paulo Macedo