Acontece nesta terça-feira (8) a festa de premiação da 27° edição do Prêmio Nacional de Profissionais do Ano, promovido pela Rede Globo.
A versão deste ano conta com 236 inscrições, o que equivale a um total de 323 comerciais concorrentes.
O prêmio é dividido nas seguintes categorias: Institucional, Campanha  e Mercado. Os finalistas do segmento Institucional são os filmes: “Apae Cozinha”, criado pela Escala para Apae, com produção da Jodaf Mixer e pós-produção da Casablanca; “Natal”, criado pela W/Brasil  para Natura, com produção e pós-produção da Paralela Filmes.
Na categoria Campanha, os finalistas são os filmes: “Campanha Fox”, criado pela AlmapBBD0 para a Volkswagen, com produção da Sentimental e pós-produção de Estúdios Mega; “Havaianas todo mundo usa”, também criado pela AlmapBBDO para a Alpargatas, com produção da Cine e pós-produção da Digital 21; “Nossos japoneses estão ainda mais criativos”, da Talent para a Semp Toshiba, com produção e pós-produção da Prodigo Films.
Na categoria Mercado ficaram na reta final os comerciais: “Casamento”, da F/Nazca S&S para a Skol, com produção e pós-produção da Zeppelin Filmes; “Contágio”, também da F/Nazca S&S para a Skol, com produção e pós-produção da AD Studio; “Garoto”, da AlmapBBDO para O Boticário, com produção da Cia. de Cinema e pós-produção da Tribbo; “Maratona”, da DM9DDB para a Cia. Athletica, com produção da Maria Bonita Filmes e pós-produção da Omni; “Números”, da Lew,Lara para Nokia, com produção da Ad Studio e

pós-produção da Ad Música; “Rodízio”, da F/Nazca S&S para Skol, com produção da Cia. de Cinema e pós-produção da Tribbo; “Surf”, criado pela AlmapBBDO para Pepsi, com produção e pós-produção da Radical Media e Surpresa, da AlmapBBDO para Pepsi, com produção da e pós-produção da Conspiração Filmes.
Marcelo Serpa, da AlmapBBDO, é o profissional que mais recebeu indicação ao prêmio. A Skol liderou o ranking doa anunciantes indicados e a Almap encabeçou a lista das agências mais indicadas.
Vale ressaltar que foram inscritos na premiação comerciais de TV que foram veiculados pela primeira vez, em âmbito local, regional, nacional, nas emissoras que fazem parte do sistema da Rede Globo de Televisão, entre abril de 2004 e 31 de março deste ano. Na etapa nacional, só podem participar os filmes veiculados nacionalmente, com exceção dos inscritos na categoria institucional.