Principal produto da grade comercial da Rede Globo de Televisão, o Futebol deixa de ser exclusivo da emissora a partir de 2012. A decisão é do Cade (Conselho Administrativo de Defesa da Economia) que propôs alteração no contrato após a assinatura do TCC (Termo de Compromisso de Secessão) nesta quarta-feira (20) entre o Clube dos 13, entidade corporativa dos principais clubes do futebol brasileiros, e a TV Globo.

O relator do caso, César Mattos, e seis conselheiros do organismo antitruste do País determinaram que seja feita concorrência entre as emissoras de TV para transmissão do Futebol. O vencedor será o que apresentar a melhor oferta financeira.

Outra decisão do Cade é que a disputada seja feita mídia a mídia: TV, rádio, web, TV por assinatura, devices móveis e pay-per-view. Atualmehnte, a TV Globo tem contrato com os Clube dos 13 no qual ela faz oferta superior à melhor proposta do mercado. Esse direito de preferência acaba.

Até a temporada de 2012 o status quo não sofrerá alteração e a Globo poderá continuar comercializando o futebol. Este ano foram vendidas seis cotas para Vivo, Ambev, Banco Itaú, Casas Bahia, Coca-Cola e Volkswagen, cada uma por R$ 134 milhões. O Top de 5 Segundos, que era da Coca-Cola, foi vendido para a Olympikus por R$ 43 milhões.

O Clube dos 13 e a Rede Globo têm prazo de um mês para fazer as alterações contratuais. Os compromissos a partir de 2012 terão exclusividade de cinco anos e depois desse período novo leilão será realizado.´”É um prazo plausível devido ao perfil mutante do setor e que abriga novas tecnologias a todo o momento”, justificou o relator Mattos.

O Cade atendeu denúncia contra o direito adquirido pela Rede Globo. A Record, que sempre manisfestou interesse pela transmissão do Futebol, promete acirrar a disputa com oferta maior. Fontes garantem que a Globo vai se mobilizar para assegurar o negócio no leilão. A oferta da sexta cota para a temporada 2011 é um indicador de que já está “maturando” o mercado para elevação do preço. Porém, há o risco dos anunciantes não serem favoráveis à provável inflação no preço das cotas. “Eles já estão acostumados com o modelo e não vão pagar mais por algo que já sabem como funciona”, diz um diretor de mídia consultado pelo propmark.

O relacionamento da Rede Globo com o Clube dos 13 teve início nos anos 90.

por Paulo Macedo