O CMO do Globoplay, Tiago Lessa, tem enormes desafios à frente das estratégias de marketing do serviço de streaming da Globo, que se tornou uma das prioridades do conglomerado de mídia diante do crescimento da tendência por conteúdo on demand. Nesta semana, por exemplo, Verdades Secretas 2 estreia apenas na plataforma, se tornando a primeira novela produzida para o streaming.
O executivo afirma que sua gestão leva em conta diversos novos pontos de contato e canais de relacionamento, que também mudaram e continuam mudando com as nuances da pandemia. E “para dar conta de tanto, a tecnologia é a grande aliada”.
Segundo ele, a beleza não é simplesmente gerar os melhores dados, mas conjugar capacidade analítica com intuição, sensibilidade e oportunidade de negócios. “Precisamos sempre conectar as nossas decisões aos verdadeiros KPIs de negócio das empresas”, diz Lessa.
Ele destaca também as novas metodologias agile, que garantem a velocidade e a assertividade na tomada de decisões. Para o executivo, estamos falando de uma era de transparência, de autenticidade, de experimentação, de erros e acertos, de respeito às diferenças, de inclusão e “tudo isso precisa estar na agenda do CMO”.
Em sua opinião, já foi a época que benchmark se fazia apenas com competidores do seu segmento. “Às vezes se torna até mais relevante olhar para fora e trazer inspirações de onde você nem imagina. A Makers é uma interessantíssima sala de encontro com todo potencial para estimular essa troca onde todos crescem e saem ganhando”.
Ele ressalta que, assim como toda indústria do entretenimento, o Globoplay teve grande impactos com a pandemia, “mas conseguimos rapidamente nos adaptar a ela e nos adequar a cada fase deste período”. Segundo Lessa, o foco esteve em oferecer informação e entretenimento de alta qualidade para as pessoas que tiveram de ficar reclusas em casa, ampliando o tempo de consumo dedicado às telas.
“Oferecemos conteúdos gratuitos e tomamos proativamente medidas para não sobrecarregar a internet brasileira, que estava à beira de um colapso com um pico súbito de consumo. Lançamos 13 conteúdos originais e inovamos ao implementar projetos importantes como o pacote Globoplay+ canais ao vivo e o combo Globoplay e Disney+, entre outras ações pioneiras como a parceria com a Deezer na qual o assinante Globoplay tem acesso gratuito ao serviço de áudio”, relata ele.
A estratégia é seguir investindo em um portfólio robusto e atrativo, com o melhor conteúdo nacional, além da aquisição de sucessos internacionais. “Tudo isso associado a conveniência e facilidade de consumo para o público”.
Para 2022, o plano é manter o ritmo de crescimento acelerado. “Para isso, estamos trabalhando cada vez mais para incrementar a plataforma com grandes conteúdos, variedade de ofertas associadas à melhor experiência, tanto em relação à navegabilidade quanto à conveniência de consumo. Vamos continuar alimentando cada vez mais o relacionamento direto com o consumidor, com iniciativas como o WhatsApp Globoplay, que atualiza e entrega novidades diretamente ao público final, gerando cada vez mais engajamento”, salienta.
Lessa também destaca que, com a volta dos eventos presenciais no futuro, a ideia é retomar a presença do Globoplay nos mais variados eventos, buscando oferecer experiências cada vez mais positivas para o público. “Faz parte também da nossa estratégia ocupar as cidades Brasil adentro, fortalecer a comunicação dos nossos lançamentos e gerar continuamente lembrança de marca. OOH tem grande presença na composição de mídia, além é claro de contínua aposta na segmentação para levar a mensagem adequada ao nosso público atual e potencial através da mídia digital”, indica ele.
No Globoplay, a crença é de que o maior desafio não está na conquista, mas sim na retenção do consumidor. “Com o identificador próprio de usuários, que chamamos de Globo ID, e todo o ecossistema da marca Globo, temos a possibilidade de entender profundamente o comportamento do nosso consumidor. Como temos um portfólio de produtos digitais muito completo, estamos presentes em vários momentos do dia a dia dos brasileiros, sendo capazes de traçar uma jornada muito alinhada com os hábitos do público final”.
Para ele, é preciso entender e se relacionar com o consumidor para atender aos seus anseios, antecipar seus desejos e promover a melhor experiência possível para ele. “É na combinação dessas forças que conseguimos nos diferenciar da concorrência e nos manter na preferência do público brasileiro”, completa.