A montadora General Motors está ligadona no cinema. Sua nova campanha de varejo, que começa a ser veiculada na próxima segunda-feira (14), mantém aposta na linguagem cinematográfica para orientar a estética da sua comunicação mercadológica. Desta vez, a estratégia contempla o filme “Quarteto Fantástico”, título da Fox que só entra em exibição no dia 29 de junho. A Salles Chesmistri desenvolveu filmes, anúncios, materiais de ponto de venda e internet, por exemplo, usando os personagens do “Quarteto Fantástico” (Tocha Humana, Mulher Invísível, Sr. Fantástico e O Coisa) que vão duelar na película contra  outro super-herói, o Surfista Prateado. Além de usar seqüências do filme nos seis comerciais programados para a ação, a Salles Chemistri contratou o diretor Breno Silveira, de “Os filhos de Francisco”, para reproduzir partes dos sets na produção para a GM. A locação, no Rio de Janeiro, conta com aparato de super-produção, com helicópero, câmaras nos interiores dos carros, pirotecnia e malabarismos. A negociação entre a Fox, Salles Chesmistri e General Motors durou cinco meses. O diretor da Fox, Tito Liberato, aprovou o trabalho da agência em Los Angeles. Durante 12 dias, a campanha não fará menção alguma aos preços dos produtos da montadora americana. Nessa fase de varejo institucional, o filme “Quarteto Fantástico” vai promover simultâneamente a marca GM e o filme da Fox. “É um cross-marketing interessante”, afirmou Samuel Russel, diretor de marketing da GM. “É uma parceria boa para ambas as partes”, disse Liberato, da Fox.  A produtora americana, porém, não vai inibir seu plano de comunicação e marketing para o lançamento de “Quarteto Fantástico”. “O orçamento é de R$ 6 milhões e terá campanha da MPM. Sabemos que a campanha da GM vai gerar mais divulgação e por isso estamos encomendando um número maior de cópias”, disse o dirigente da Fox. Para Hugo Rodrigues, diretor de criação da Salles Chesmistri, o cinema é um diferencial das campanhas de varejo. “É um varejo que não parece varejo”, acredita. “Primeiro chamamos  atenção das audiências e só depois falamos em preço”, acrescenta o criativo. A opção da GM pelo cinema não é fortuita. No ano passado, a fabricante de veículos automotivos bateu todos os seus recordes vendas com 410 mil unidades comercializadas. Este ano, no primeiro quadrimestre, já vendeu 143,798 unidades contra 121 mil do ano passado, equivalente a 18% de crescimento. “Mudou o consumidor de automóveis. Antes ele comprava um patrimônio, mas por que transformar em patrimônio um bem que se desvaloriza tanto? Hoje, o cliente quer comprar o carro e trocá-lo em no máximo três anos. Criamos o Plano Chevrolet Sempre para atender essa demanda. Cerca de 70% das vendas de carros zero Km têm como entrada o carro anterior. Estamos apredendo a ver o carro como um  um serviço permanente, mas com uma prestação adequada ao orçamento. Por esta razão temos que ousar na comuniucação porque a caducidade das idéias é grande”, disse Russel.

Paulo Macedo