A General Motors anunciou nesta terça-feira (10) que sua chefe global de desenvolvimento de produtos, Mary Barra, será a nova CEO da empresa a partir de janeiro. A executiva, que substituirá Dan Akerson, será a primeira mulher a comandar a montadora.
Mary, de 51 anos, foi eleita CEO pelo conselho da empresa, que terá em sua liderança Theodore Solso, de 66 anos. Ele sucederá Akerson, de 65, como presidente do órgão deliberativo. Com 33 anos de experiência na GM, Mary atuou pelas áreas de manufatura, engenharia e em posições sêniors. Atualmente, a executiva é responsável pela redução do número de plataformas usadas pela GM para fabricar seus veículos.
Fontes da montadora afirmam que Akerson admirava seu trabalho por “trazer ordem ao caos” no processo de desenvolvimento do produto. “Com um portfólio impressionante de carros e caminhões e o mais forte desempenho financeiro da nossa história recente, este é um momento emocionante para a GM”, disse Mary em um comunicado da empresa. “Estou honrada em liderar a melhor equipe que há no negócio e manter nosso ímpeto a toda velocidade”, completou.