O canal GNT, da Globosat, se prepara para colocar no ar sua nova programação. A mudança, a maior desde 2003, quando o canal definitivamente focou seu briefing no público feminino, traz nova grade, identidade visual reformulada e reforço no time de anunciantes.

Os quase 20 programas a serem lançados ao longo do ano, dos temas saúde, maternidade, nutrição, maquiagem, moda, gastronomia e decoração, são fruto de pesquisa iniciada em 2009, realizada com 400 mulheres das capitais Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre, e um semestre de trabalho pesado no canal.

“Desde 2003, nosso target são mulheres dos 25 aos 49 anos, classe AB. Passamos a trabalhar com essa mulher contemporânea, mas sentimos que faltava programação para a faixa de 25 a 34. Essa mulher é mais infiel do ponto de vista de hábito de mídia, mas também é objeto de desejo de quem trabalha com briefing feminino, porque é nessa fase que ela está desenvolvendo suas preferências”, explica Letícia Muhama, diretora do GNT.

A mudança inclui novo elenco para o programa “Superbonita”, que traz Luana Piovani no lugar de Alice Braga, a chegada de Julia Petit, para o semanal sobre maquiagem e beleza “Base Aliada”, a volta de Fernanda Young, com o “Duas histéricas” e a inclusão de uma agenda masculina. “Nos trinques”, com o arquiteto Guto Requena, trará informações sobre design e arquitetura.

“A nova programação não é uma mudança de posicionamento. Continuamos com a foco na mulher contemporânea, que desejava novos temas. Mas não somos um canal rosa-choque. Queremos o marido, o namorado do nosso público também assistindo aos programas”, destaca Daniela Mignani, gerente de marketing do canal.

O “GNT Fashion”, com Lilian Pacce há 11 anos à frente do semanal, é o projeto mais ambicioso dos produtos a serem lançados. O programa estreará com novo formato, voltado para a geração Y, termo referente aos nascidos depois de 1980.

“O ‘GNT Fashion’ é o produto com maior número de alterações editoriais dos programas da grade. Vai focar as tendências da cena cultural e falar com essa nova geração. Ele é vitorioso na audiência e vitorioso na publicidade”, exalta Letícia. Os anunciantes lhe são fieis. Desde a sua estreia, Havaianas, Mitsubishi, L’oreal e Luz da Lua são seus patrocinadores.

A renovação na carteira de anunciantes também é destaque na reformulação do GNT. A grade conta com 24 novas cotas de patrocínio, a maioria ligada aos lançamentos do canal. Dos novos apoiadores, Kimberlay-Clark chega para patrocinar dois programas voltados à maternidade, e o “Conversa de Salão” conta com Dermacide.

por Keila Guimaraes