Uma das partidas mais importantes da Copa do Mundo provavelmente bateria o crescente recorde de repercussão nas mídias sociais, mas o vexame do Brasil diante da Alemanha fez com que este boom ficasse ainda maior. Tanto o Twitter como o Facebook registraram um volume histórico de postagens, impulsionados pela goleada por 7 a 1 nas semifinais.
No Facebook, 66 milhões de usuários criaram e interagiram 200 milhões de vezes em postagens relacionadas ao duelo semifinal, sendo o Brasil responsável por 16 milhões de pessoas e 52 milhões de interações. O número supera os 58 milhões de usuários ativos em Brasil x Croácia. Os momentos com maior repercussão foram justamente os gols alemães, e Thomas Müller e David Luiz foram os atletas mais citados entre os que estiveram em campo. Mesmo fora de ação, o lesionado Neymar teve 10 vezes mais interações que qualquer outro jogador.
O Twitter também teve marca recorde, tanto em volume total quanto em atividade em um único momento: foram 35,6 milhões de tweets no total, com um volume de 580,1 mil tweets por minuto no gol de Sami Khedira, marca muito superior aos 388,9 mil tweets por minuto no último pênalti contra o Chile. Na divisão por atletas, o goleiro Júlio César foi o brasileiro mais comentado, enquanto Miroslav Klose, novo recordista isolado de gols em Copas, foi o trending topic alemão. A rede social produziu ainda um mapa interativo de todos os tweets da partida (veja aqui).