Este ano, o diretor de marketing da Goodyear, Rui Moreira, pôde sentir na pele o assédio que sofrem os escritores de novela das oito da Rede Globo. Isso porque a marca “patrocina” em Passione o personagem Gerson (Marcello Antony), piloto de Stock Car que na trama esconde um grande segredo do público.
Por conta da relação que a marca tem com a imagem do “piloto”, o executivo sempre é abordado por curiosos, incluindo membros de sua própria família, que acreditam que Rui sabe o que tanto Gerson vê no computador. “Na verdade, eu não sei. Não houve nenhuma cobrança da marca nesse sentido. Confiamos na relação de parceria que temos com a Globo”, declarou.
Há boatos circulando na mídia de que a Goodyear teria solicitado ao autor da novela, Silvio de Abreu, que o segredo do personagem não estivesse relacionado a algo que comprometesse a imagem da marca, como a pedofilia, por exemplo. Rui nega os rumores e diz que até agora a parceria da Globo só gerou bons resultados para a empresa. “É a primeira vez que fazemos um merchandising em novela. Tivemos somente a preocupação de aparecermos de uma forma natural no conteúdo. E foi o que aconteceu”, afirma.
Além de mídia espontânea, a Goodyear conseguiu divulgar alguns de seus programas internos na atração global, que acumula uma das maiores audiências da grade. “Como patrocinador de Gerson, oferecemos ajuda quando ele estava com depressão. Mostramos que queríamos ele recuperado e correndo novamente. Essa é uma política que adotamos com nossos funcionários”, detalha o executivo, dizendo que a ideia surgiu em uma conversa entre agência (Y&R), Globo e Goodyear.
Rui afirma que assim que surgir outra oportunidade de merchandising em novelas irá “abraçar”. A aparição em Passione se tornou vantajosa por conta da parceria de Gerson na Stock Car, evento automobilístico que a Goodyear atua como fornecedora oficial de pneus. Inclusive, o contrato de patrocínio da Stock Car acaba de ser renovado por mais quatro anos, investimento que Rui diz não poder revelar.
Outra novidade na área de marketing da empresa é a possibilidade de trazer novamente ao Brasil o famoso dirigível Goodyear, que se tornou um ícone da marca. Rui conta que está negociando o retorno do “Zeppelin” para 2012, com um contrato de cinco anos. O último ano que o dirigível esteve no País foi 2006.
por Daniela Dahrouge