A Goodyear apresentou na manhã desta terça-feira (22) sua estratégia para fortalecer o relacionamento com caminhoneiros e lançou o concurso cultural Herói das Estradas. O projeto irá premiar histórias anônimas de bravura protagonizadas por caminhoneiros no Brasil, ocorridas entre 2000 e 2010.
Uma comissão julgadora foi montada com cinco profissionais ligados à empresa, a uma entidade de classe e a revistas do setor de transportes para analisar a veracidade e a pertinência das histórias.
Até novembro, serão coletadas informações em 280 pontos de venda, 13 lojas “truck centers”, feiras e via telefone, por meio de um número gratuito para o qual os caminhoneiros podem ligar e contar seus relatos. O objetivo é, no final do ano, compilar as dez melhores histórias e publicá-las.
O cantor Sérgio Reis é o garoto propaganda do concurso. A campanha de divulgação, elaborada pela editora Tudo em Transporte, conta com peças nos PDVs, em mídia impressa e em feiras, como a do Caminhoneiro (Guarulhos e Cubatão) e a de transportes, a Exposafra (Paranaguá-PR). Foram também espalhados outdoors nas rodovias Imigrantes, Castello Branco, Presidente Dutra e Regis Bittencourt.
O projeto, original da matriz americana, foi lançado nos Estados Unidos em 1983 e acontece todos os anos. Para a versão brasileira, algumas adaptações foram feitas, levando em consideração características do mercado nacional, como o perfil do caminhoneiro, da frota de veículos e da atividade do profissional no País.
“Nos EUA, no momento de ocorrência do fato, o caminhão dirigido precisa ter obrigatoriamente 14 rodas. No Brasil, são dez”, explica Fábio Garcia, gerente de marketing da Goodyear.
O vencedor do concurso será premiado com um caminhão Volkswagen Constellation 19.320, no valor de R$ 30 mil; o segundo colocado levará R$ 20 mil em pneus e R$ 10 mil em recauchutagem; e o terceiro, ganhará R$ 10 mil em pneus e R$ 5 mil em recauchutagem.
“O caminhoneiro é um profissional super importante para nós e para a economia do País. Nosso foco é comunicar e externar os valores da Goodyear e elevar a imagem e reputação do caminhoneiro”, destaca Rui Moreira, diretor de marketing da companhia.
por Keila Guimarães