Divulgação Google

A plataforma Google Arts & Culture lança nesta quarta-feira (6) a maior exibição virtual sobre inovação, com o uso de recursos como realidade aumentada e machine learning. A iniciativa tem parceria com 110 instituições e fundações da área de ciência e tecnologia de 23 países, entre elas a Nasa e o CERN.

A mostra “Once Upon a Try” revela histórias sobre a criatividade humana e grandes descobertas que abrangem milhares de anos, de ferramentas antigas à inteligência artificial, da observação das estrelas ao Telescópio Espacial Hubble.

Com a curadoria das instituições parceiras, mais de 200 mil registros históricos, artefatos e vídeos sobre grandes descobertas e invenções da humanidade foram digitalizados e divididos em quase 400 exposições virtuais.

Com esse projeto, a plataforma do Google quer oferecer maneiras novas e interativas de ensinar sobre os maiores avanços da humanidade e também espera inspirar e ajudar uma nova geração de inventores e criadores.

Once Upon a Try

Quem acessar a plataforma poderá testemunhar o nascimento do universo e ver sua evolução em realidade aumentada em 360 graus. O aplicativo foi desenvolvido em colaboração com os físicos de partículas do CERN e é narrado por Tilda Swinton, atriz britânica vencedora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por sua atuação em Michael Clayton.

Também é possível explorar o arquivo da NASA de 127 mil fotografias históricas. O visitante poderá se juntar aos astronautas da NASA, Kathryn Sullivan e Charles Bolden, em realidade virtual, enquanto eles revisitam o ônibus espacial e sua missão de lançar o Telescópio Espacial Hubble em órbita.

Para os amantes do futebol, a plataforma do Google preparou uma exposição que  traça um panorama pela história do calçado do esporte mais popular do país. É possível compreender como aconteceu a adaptação do calçado para as terras brasileiras e conhecer as famosas casas de artigos esportivos. Além dessas, outras exposições estão disponíveis na plataforma sobre telescópio de Galileu,  o Ônibus Espacial Discovery e o Large Hadron Collider, o maior e mais potente acelerador de partículas do mundo. Para acessar, clique aqui.