O Google é a nova marca mais valiosa do mundo. A gigante de tecnologia tomou o lugar da Apple no ranking da BrandZ, desenvolvido pela Millward Brown, com um valor de marca que aumentou 40% de 2013 para este ano, chegando a US$ 158,8 bilhões. A Apple, antiga líder, viu seu valor de marca cair 20% da última lista para a de 2014, com um valor de US$ 147,8 bilhões.
As duas posições seguintes também ficaram com empresas do setor de tecnologia: IBM (US$ 107,5 bilhões) e Microsoft (US$ 90,1 bilhões). Completam o top 10, nesta ordem, McDonald’s, Coca-Cola, Visa, AT&T, Malboro e Amazon.
A marca que já estava no ranking e teve a melhora mais significativa em termos de colocação foi a BT, de telecomunicações, que ganhou 30 posições e agora aparece como a 64ª. Yahoo! (69ª), DHL (73ª) e Nike (34ª) também subiram mais de 20 posições cada.
Mas quando o quesito é a variação proporcional do valor da marca, a campeã é a marca chinesa de tecnologia Tencent, cujo valor passou de US$ 27,2 bilhões para US$ 53,6 bilhões, crescendo 97%. O Facebook fica no segundo lugar, com um crescimento de 68%, ocupando agora a 21ª colocação, com valor de US$ 35,7 bilhões. O valor de BT e Ikea também cresceu 61% em relação ao ano passado. Já as marcas estreiam ou retornam ao top 100 são sete: Twitter (71ª), Linkedin (77ª), Ford (83ª), Bank of America (94ª), PayPal (97ª), ING Bank (98ª) e UBS (99ª).
Nenhuma marca latino-americana ficou entre as 100 primeiras, mas o segmento de bebidas foi dominante entre as mais bem colocadas. A Corona lidera a lista com valor de US$ 8 bilhões, seguida pela brasileira Skol (US$ 7 bilhões). Em seguida vêm Falabella (US$ 5,1 bilhões), Agulla (US$ 3,6 bilhões), Brahma (US$ 3,5 bilhões) e Natura (US$ 2,2 bilhões), que viu seu valor de marca cair 40% em relação ao ano passado.
As marcas norte-americanas ficaram com metade das posições do top 100. As europeias, sem contar as do Reino Unido, somaram 23, enquanto as asiáticas foram 20. As britânicas ocuparam seis posições e a colocação restante ficou com uma marca africana.